O Hospital Distrital de Santarém (HDS) acaba de receber da Comissão Europeia um robot esterilizador. O aparelho, que combina radiação ultravioleta e robótica, será mais uma “arma” no combate à propagação do coronavírus e de outros microorganismos, a par com todos os procedimentos habituais de limpeza.

Ana Infante, presidente do Conselho de Administração do HDS, congratula-se pela atribuição deste aparelho à unidade hospitalar.

“Esta iniciativa representa uma mais-valia no combate à infecção, tão necessária em tempos conturbados como a pandemia que estamos a vivenciar”, afirma.

Segundo o fabricante do robot, uma das grandes vantagens deste aparelho prende-se com o facto de serem apenas necessários cerca de 10 minutos para proceder à desinfecção de um quarto de hospital ajudando não apenas na luta contra a disseminação da Covid-19, mas também de outras infecções adquiridas em hospitais.

O robot agora atribuído ao HDS é um dos oito destinados a Portugal. Ao todo, serão entregues 200 robots a hospitais de toda a União Europeia.

Leia também...

Hospital de Santarém “reinventou-se” e assegurou cuidados a doentes prioritários

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) “organizou-se e reinventou-se para dar resposta à covid-19”, continuando a “prestar cuidados de saúde aos doentes oncológicos e…

Hospitais do Médio Tejo reabrem visitas a doentes dois dias por semana

As visitas a doentes internados no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), suspensas desde 15 de Janeiro, são retomadas terça-feira, 16 de Março, e…

Acompanhamento de grávidas no parto suspenso no Hospital de Santarém

O serviço de Ginecologia/Obstetrícia do Hospital Distrital de Santarém decidiu suspender, desde sábado 28 de Março e por tempo indeterminado, o acompanhamento das grávidas…

Piso 10 do Hospital de Abrantes volta a receber serviços pré-pandemia

Devido ao baixo número de casos de covid-19 na Unidade de Cuidados Intensivos.