O Hospital Distrital de Santarém (HDS) acaba de receber da Comissão Europeia um robot esterilizador. O aparelho, que combina radiação ultravioleta e robótica, será mais uma “arma” no combate à propagação do coronavírus e de outros microorganismos, a par com todos os procedimentos habituais de limpeza.

Ana Infante, presidente do Conselho de Administração do HDS, congratula-se pela atribuição deste aparelho à unidade hospitalar.

“Esta iniciativa representa uma mais-valia no combate à infecção, tão necessária em tempos conturbados como a pandemia que estamos a vivenciar”, afirma.

Segundo o fabricante do robot, uma das grandes vantagens deste aparelho prende-se com o facto de serem apenas necessários cerca de 10 minutos para proceder à desinfecção de um quarto de hospital ajudando não apenas na luta contra a disseminação da Covid-19, mas também de outras infecções adquiridas em hospitais.

O robot agora atribuído ao HDS é um dos oito destinados a Portugal. Ao todo, serão entregues 200 robots a hospitais de toda a União Europeia.

Leia também...

ULS Médio Tejo investe 2,4 milhões de euros em cirurgia robótica

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo adquiriu um robot cirúrgico de última geração, num investimento de 2,4 milhões de euros (ME)…

Entrada em estabelecimentos permitidos só com autotestes feitos sob vigilância

Até 2 de Janeiro.

Banco de Portugal assegura que pagar com notas e moedas é seguro

O Banco de Portugal alertou que a probabilidade de contágio com dinheiro é muito baixa quando comparada com a de outras superfícies, mas aconselha…

Médico do CHMT nomeado para a Comissão Nacional da Covid-19

Carlos Cortes, director do serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar do Médio Tejo, integra a recém-criada Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Plano…