O Hospital Distrital de Santarém (HDS) acaba de receber da Comissão Europeia um robot esterilizador. O aparelho, que combina radiação ultravioleta e robótica, será mais uma “arma” no combate à propagação do coronavírus e de outros microorganismos, a par com todos os procedimentos habituais de limpeza.

Ana Infante, presidente do Conselho de Administração do HDS, congratula-se pela atribuição deste aparelho à unidade hospitalar.

“Esta iniciativa representa uma mais-valia no combate à infecção, tão necessária em tempos conturbados como a pandemia que estamos a vivenciar”, afirma.

Segundo o fabricante do robot, uma das grandes vantagens deste aparelho prende-se com o facto de serem apenas necessários cerca de 10 minutos para proceder à desinfecção de um quarto de hospital ajudando não apenas na luta contra a disseminação da Covid-19, mas também de outras infecções adquiridas em hospitais.

O robot agora atribuído ao HDS é um dos oito destinados a Portugal. Ao todo, serão entregues 200 robots a hospitais de toda a União Europeia.

Leia também...

“É obrigação da ciência esclarecer a humanidade, não postular que determinado fenómeno não existe”

Luís Portela, presidente da Fundação Bial.

Centro de vacinação de Santarém vai vacinar 300 pessoas por dia

A nova fase da vacinação contra a covid-19 na região da Lezíria…

Maiores de 35 anos já podem agendar dose de reforço

O autoagendamento da toma da dose de reforço da vacina contra a…

Sociedade de Pneumologia sugere máscaras cirúrgicas obrigatórias

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alerta para a pouca eficácia de…