O Hospital Distrital de Santarém (HDS) acaba de receber da Comissão Europeia um robot esterilizador. O aparelho, que combina radiação ultravioleta e robótica, será mais uma “arma” no combate à propagação do coronavírus e de outros microorganismos, a par com todos os procedimentos habituais de limpeza.

Ana Infante, presidente do Conselho de Administração do HDS, congratula-se pela atribuição deste aparelho à unidade hospitalar.

“Esta iniciativa representa uma mais-valia no combate à infecção, tão necessária em tempos conturbados como a pandemia que estamos a vivenciar”, afirma.

Segundo o fabricante do robot, uma das grandes vantagens deste aparelho prende-se com o facto de serem apenas necessários cerca de 10 minutos para proceder à desinfecção de um quarto de hospital ajudando não apenas na luta contra a disseminação da Covid-19, mas também de outras infecções adquiridas em hospitais.

O robot agora atribuído ao HDS é um dos oito destinados a Portugal. Ao todo, serão entregues 200 robots a hospitais de toda a União Europeia.

Leia também...

Hospitais do Médio Tejo reabrem visitas a doentes dois dias por semana

As visitas a doentes internados no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), suspensas desde 15 de Janeiro, são retomadas terça-feira, 16 de Março, e…

X Jornadas de Enfermagem trazem especialistas a Santarém para debater a ação em “contexto de Catástrofe”

As “X Jornadas de Enfermagem” que decorreram no Auditório da Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS), na passada sexta-feira, dia 21 de Novembro,…

Hospital de Torres Novas com TAC instalado

Os exames de TAC aos primeiros doentes estão já marcados. O Equipamento de Tomografia Axial Computorizada (TAC) encontra-se em fase final de instalação, na…

Abrantes com centro de análises para doentes não covid no Estádio Municipal

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) instalou um Centro de Colheita de Análises para doentes não covid-19 no Estádio Municipal de Abrantes, um…