O Conselho de Administração do Hospital de Vila Franca de Xira decidiu criar o Centro de Desenvolvimento e Investigação Professor Reynaldo dos Santos. Esta nova Unidade irá reforçar e qualificar a resposta às necessidades constantes de actualização formativa existentes nos diferentes Serviços Assistenciais do HVFX e de forma a contribuir para a própria inovação do Serviço Nacional de Saúde.

O Centro de Desenvolvimento e Investigação Professor Reynaldo dos Santos tem, assim, como missão o desenvolvimento profissional, laboral e social dos profissionais do HVFX, e a Investigação Clínica e Não Clínica.

Para assegurar a sua missão o Centro de Desenvolvimento e Investigação – Professor Reynaldo Santos tem como objectivos específicos a formação pré-graduada, a formação Graduada, a Formação contínua, a promoção e acompanhamento de investigação clínica, a simulação clínica e não clínica, a criação de uma biblioteca digital e repositório institucional e a dinamização de actividades team-building.

David Lito, médico e director do Centro de Desenvolvimento e Investigação Professor Reynaldo dos Santos, destaca a importância da investigação como factor de valorização dos profissionais de saúde. “Esperamos que este Centro possa estimular a actividade de todos e também dar assistência e apoio logístico a todos aqueles que quiserem fazer formação e investigação”.

“Não pode haver uma prestação de cuidados cada vez mais desenvolvida se não houver diferenciação”, sublinha o Director do Centro de Desenvolvimento e Investigação.

David Lito quer “desafiar os profissionais do Hospital para se diferenciarem em áreas novas, na área da investigação pois, dessa maneira, vamos continuar a progredir”.

O Director do Centro de Desenvolvimento e Investigação recém criado no HVFX,EPE, acredita que uma maior diferenciação vai “trazer mais motivação e vai permitir-nos avançar para áreas que ainda não conhecemos, que ainda não conseguimos desenvolver” disse David Lito, concluindo esperar “que o Centro de Desenvolvimento e Investigação possa ser a alavanca para os profissionais sentirem que têm as ferramentas para continuarem a diferenciarem-se e a apostarem nas áreas que mais lhes interessam”.

A prestação de cuidados de saúde será mais desenvolvida quanto maior for a capacidade de investigação e formação dos profissionais da Instituição. Tudo isto em prol de uma crescente valorização dos actos clínicos prestados aos utentes do Hospital de Vila Franca de Xira.

Leia também...

Santarém na ‘short list’ das localizações para o novo aeroporto

A Comissão Técnica Independente (CTI) que está a estudar a expansão da…

Centro Social de Abrã dinamiza projecto de combate ao isolamento dos idosos

O Centro Social Paroquial Santa Margarida de Abrã (Santarém) combate o isolamento…

Chamusca promove Actividade Assistida por Animais

O Município da Chamusca em parceria com a Ânimas e o Agrupamento…

Governo confirma querer mudanças no licenciamento do tratamento de resíduos

A intenção do Governo de mudar o modelo de licenciamento do tratamento…