Cerca de 50 crianças do Centro Escolar Salgueiro Maia, em Santarém, trouxeram, a 1 de Junho, os seus bonecos ao Hospital Distrital de Santarém (HDS) para a “Consulta do Boneco”.

Uma iniciativa que tem como objetivo assinalar o Dia Mundial da Criança e é organizada pelo Serviço de Pediatria desde há vários anos, tendo sido interrompida no período da pandemia.

Aldina Lopes, diretora do Serviço de Pediatria do HDS, refere que “o objetivo desta iniciativa é principalmente desmistificar “o medo da bata branca”, mas também dar oportunidade às crianças de conhecerem, sem doença, os espaços da Pediatria e conversarem com os profissionais de saúde sobre saúde, sinais de doença e cuidados de segurança a ter”. 

“Consulta do Boneco” envolveu duas turmas do centro escolar de Santarém, as crianças foram convidadas a trazer um boneco com o qual estão habituadas a brincar, que é o “doente” a necessitar de cuidados.

As crianças percorreram com os seus bonecos diversas etapas de modo a recriar o processo clínico, como a admissão administrativa, a triagem, a consulta, os exames complementares de diagnóstico e o tratamento. Assumiram o papel de cuidadores/pais e deram “largas à imaginação”, tendo sido diversos os problemas reportados, como “lombrigas no cocó”, “o meu boneco (homem aranha) comeu uma aranha estragada”, febre, dores de barriga ou vómitos.

Uma atividade que envolveu médicos, enfermeiros e a educadora de infância do Serviço de Pediatria, onde as crianças tiveram ainda oportunidade de visitar a Consulta e Urgência de Pediatria e assistir a uma ação de formação e sensibilização sobre Saúde Infantil.

Leia também...

Santarém entre os piores distritos para se viver

O distrito de Santarém está entre os piores para se viver, segundo um estudo do portal imobiliário Imovirtual, divulgado esta quarta-feira, 23 de Janeiro,…

Dez caçadores detidos por uso de meios proibidos na caça

O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR de Santarém deteve em flagrante dez homens, com idades compreendidas entre os 41 e os 64…

Autarca de Mação alerta para situação “crítica” com 85 pessoas infectadas em lar

O número de pessoas infectadas num lar da Santa Casa da Misericórdia em Mação subiu de 65 para 85, entre utentes e funcionários, situação…

Carlos Amado expõe “Destruição das Cidades” no Fórum Mário Viegas

O artista plástico Carlos Amado inaugura amanhã, sábado, pelas 17h30, no Fórum Actor Mário Viegas do Centro Cultural Regional de Santarém a exposição “Destruição…