A Igreja Matriz de Atalaia, monumento nacional do concelho de Vila Nova da Barquinha, ganhou um novo visual depois concluídas as obras de intervenção iniciadas em Maio de 2021.

A requalificação estrutural do interior, a instalação eléctrica do exterior e interior (com o objectivo de aumentar a eficiência energética), assim como a reabilitação dos pavimentos do adro, foram as principais intervenções da empreitada. A operação confere ao edifício um reforço estrutural e um embelezamento que é agora bem visível.

Com um custo de cerca de 370 mil euros, a obra foi co-financiada a 85 por cento pelos fundos comunitários, através do Programa Operacional Centro 2020, no âmbito do investimento na conservação, protecção, promoção e desenvolvimento do património histórico-cultural de elevado interesse turístico.

Segundo a Câmara, em breve será implementado um programa de promoção do monumento, com actividades culturais e de visitação.

A Igreja Matriz da Atalaia é um dos mais belos exemplares da arquitectura renascentista em Portugal. Possui, no seu interior, azulejos policromados, amarelos e azuis, de grande efeito artístico do século XVII.

Dedicada a Nossa Senhora da Assunção, foi mandada edificar cerca de 1528 por D. Pedro de Meneses, Conde de Cantanhede. A sua traça foi elaborada por João de Castilho, sendo os programas decorativos do portal principal e do arco cruzeiro da autoria de João de Ruão, naquela que é uma das primeiras obras feitas pelo mestre normando em Portugal. Este edifício do século XVI é considerado Monumento Nacional desde 1926.

Leia também...

30 clubes de Santarém recebem apoio de 400 mil euros da autarquia

A Câmara de Santarém vai atribuir apoios financeiros, no âmbito do Regulamento…
Foto ilustrativa

Quatro detidos por suspeita do furto de 1,3 toneladas de cortiça em Coruche

Quatro homens foram detidos no passado sábado no concelho de Coruche, por…

Engenheiro electrotécnico assume autoria de 15 crimes de fogo florestal

 Um homem de 39 anos, engenheiro electrotécnico, que está acusado de 16…

JMJ: Bispos reúnem-se em Fátima para debater desafios pós-Jornada

Os bispos católicos portugueses reúnem-se, em 19 e 20 de junho, em…