A Igreja Matriz de Atalaia, monumento nacional do concelho de Vila Nova da Barquinha, ganhou um novo visual depois concluídas as obras de intervenção iniciadas em Maio de 2021.

A requalificação estrutural do interior, a instalação eléctrica do exterior e interior (com o objectivo de aumentar a eficiência energética), assim como a reabilitação dos pavimentos do adro, foram as principais intervenções da empreitada. A operação confere ao edifício um reforço estrutural e um embelezamento que é agora bem visível.

Com um custo de cerca de 370 mil euros, a obra foi co-financiada a 85 por cento pelos fundos comunitários, através do Programa Operacional Centro 2020, no âmbito do investimento na conservação, protecção, promoção e desenvolvimento do património histórico-cultural de elevado interesse turístico.

Segundo a Câmara, em breve será implementado um programa de promoção do monumento, com actividades culturais e de visitação.

A Igreja Matriz da Atalaia é um dos mais belos exemplares da arquitectura renascentista em Portugal. Possui, no seu interior, azulejos policromados, amarelos e azuis, de grande efeito artístico do século XVII.

Dedicada a Nossa Senhora da Assunção, foi mandada edificar cerca de 1528 por D. Pedro de Meneses, Conde de Cantanhede. A sua traça foi elaborada por João de Castilho, sendo os programas decorativos do portal principal e do arco cruzeiro da autoria de João de Ruão, naquela que é uma das primeiras obras feitas pelo mestre normando em Portugal. Este edifício do século XVI é considerado Monumento Nacional desde 1926.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…