O Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques realiza o II Congresso “Cientistas de Palmo e Meio”, no dia 27 de Março, no Centro Cultural Recreativo Arneirense, Freguesia de Arneiro das Milhariças, concelho de Santarém.
Este evento, de dimensão nacional, pretende a divulgação de projectos escolares de educação ambiental e despertar nos jovens estudantes uma consciência “verde” bem como a importância das acções de estudo, alerta e preservação do meio ambiente e de ecossistemas locais.
O objectivo deste congresso é divulgar o trabalho desenvolvido no âmbito do Projecto de Investigação da Coruja-das-torres – “O Olhar Atento…”, dinamizado pelos Clubes de Ciência Viva na Escola do Agrupamento, em articulação com os técnicos da Reserva Natural do Paúl do Boquilobo – ICNF.
Neste projecto foram envolvidos todos os níveis de ensino e o objectivo principal passou pela identificação da dieta alimentar da Coruja-das-torres, a partir da análise das plumadas desta espécie.
Este congresso destina-se a alunos, organizado por eles, sob a orientação dos professores envolvidos. São esperadas cerca de 500 crianças e 100 adultos.
Irão participar na actividade os Centros de Ciência Viva de Constância e do Alviela, o Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, a Reserva Natural do Paul do Boquilobo e a Escola Superior de Educação de Santarém.
Como conferencistas participarão o arquitecto paisagista Fernando Farinha Pereira, técnico do ICNF, e a professora doutora Ana Sofia Reboleira, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
A parte da tarde do Congresso consistirá na participação em workshops e visitas a exposições e a locais de relevância científica ou cultural da localidade.