Vulture, banda de rock escalabitana actua no Largo do Seminário

Na noite de sexta-feira, 22 de Julho, a banda escalabitana, Vulture Of Portugal & Friends apresenta-se ao vivo na sua cidade natal, a partir das 22 horas, no Largo do Seminário. O grupo conta já com 12 anos de carreira, tendo preparado especialmente para esta edição do Verão In. Santarém “um espetáculo único”. A Iniciativa irá contar com Luis Martins, compositor e produtor no Bouzouki; João Correia na Viola Clássica e Guitarra electrica, Ricardo Gama na Guitarra Portuguesa; Tomás Morgado e André Rodrigues ambos na guitarra electrica, Francisco Madeira Lopes na Flauta e Pedro Graça no Acordeão.

Visita Guiada pelo Gótico de Santarém

No sábado, dia 23 Julho, realiza-se mais uma visita guiada desta vez sobre o Gótico em Santarém, às 9h30, no Jardim da República.

A vista subordinada ao tema ‘A presença do estilo artístico em igrejas, fontes e túmulos’ termina no Jardim Portas do Sol.

Duração da visita 02h30. Aconselha-se calçado confortável, sendo o número máximo de participantes 30 pessoas.

In. Tradição

As tradições etnográficas do Inatel voltam a Santarém, na manhã de sábado, dia 23 de Julho.

A partir das 10h30, o Rancho Folclórico d’Atalaia de Almoster desfila pelas ruas do Centro Histórico com as suas danças tradicionais.

‘Amália & Co.’ – Fados e Gargalhadas com Paulo Patrício no Sacapeito

Também na manhã de sábado (10h30), Amália, a nossa rainha do fado, e o seu inseparável amigo Ernesto com Paulo Patrício, vão andar a distribuir músicas e muitos sorrisos, pela zona do Sacapeito.

Artesanato na Rua Serpa Pinto

Dê um pulinho até à Feira de Artesanato animada pelos comerciantes instalados na Rua Serpa Pinto (centro histórico), entre as 10 e as 17 horas.

Histórias de Sonho, no Jardim de Cima

A programação para famílias prossegue no sábado, dia 23 de julho. A partir das 10h30, o Jardim de Cima recebe Sofia Vieira da Associação Aqui Há Gato com as suas histórias de sonho.

Projeto Vilas – Pintura de Mural em Pernes

Integrado no Projeto Vilas, o artista Bigod – João Domingos, apresenta em Pernes, no sábado, dia 23 de Julho, às 18h30, oseu mural de arte urbana, na Rua Eng.º António Torres.

Um projeto que envolve a comunidade local e realizado em contexto de residência artística, no âmbito da programação em Rede da Lezíria do Tejo apresentada pela CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, parceira do Verão In. Santarém.

Maro dá concerto no Convento de São Francisco de Santarém

Da programação destaque para o concerto com cantora, compositora e multi-instrumentista Maro, no sábado, 23 de julho.

A partir das 22 horas, a artista, com uma voz singular e cheia de personalidade, sobe ao palco do Convento São Francisco.

Com influências de Elis Regina a Esperanza Spalding e de Rajery a Justin Bieber, para Maro – que representou Portugal no Festival da Eurovisão (Turim – Itália) – “cantar é tão natural como falar”.

Depois de 14 anos de conservatório de piano, a lisboeta frequentou o Berklee College of Music nos Estados Unidos e atualmente é representada pela Quincy Jones Productions. Em 2019, foi convidada para uma digressão do britânico Jacob Collier. Pelo meio, lançou o seu disco e assinou, no Youtube, a série Calling, com duetos com nomes como Eric Clapton, Sílvia Pérez Cruz, Maria Gadú ou Pablo Alborán.

Levantamento prévio de bilhete no Convento de São Francisco, a partir das 15h00, do próprio dia, de acordo com a lotação do espaço. Os bilhetes serão válidos para entrada no concerto até às 21h45. A partir dessa hora a entrada no espetáculo será feita por ordem de chegada, limitada à lotação do espaço.

Comemoração do Dia dos Avós

Para celebrar o Dia dos Avós, na terça-feira, dia 26 de Julho, o Museu Diocesano de Santarém leva a cabo um rol de iniciativas entre as 15 e as 17 horas, nomeadamente jogos tradicionais, animação musical com ´Cantares de Coimbra´ e uma quermesse.

Cinema ao ar livre no Sacapeito com José Mário Branco

Acrescente à sua agenda uma boa sessão de cinema ao ar livre. É na quarta-feira, dia 27 de julho, às 22 horas, no Sacapeito (junto às Piscinas Municipais) com o documentário selecionado para o grande ecrã ´Mudar de Vida – José Mário Branco: Vida e Obra´.

Este documentário, rodado ao longo de dez anos, conta com a assinatura de Nelson Guerreiro e Pedro Fidalgo. Tal como o título indica, traça um retrato de José Mário Branco enquanto homem e artista. O filme está dividido em duas partes: a primeira, mais biográfica, contextualiza a situação política de Portugal antes e depois do 25 de Abril de 1974, destacando o ativismo político que obrigou o artista ao exílio; a segunda mostra a importância dos seus ideais revolucionários na sua expressão artística.

Título original: Mudar de Vida. José Mário Branco, vida e obra

Classificação: M/12; 116 min.

Tiago da Neta, no Jardim da Biblioteca Municipal

O Jardim da Biblioteca Municipal vai servir de cenário ao concerto ´Canções sem Palavras e Danças sem Passos’ de Tiago da Neta, na quinta-feira, dia 28 Julho, às 22 horas.

Tiago da Neta apresenta-se em concerto de guitarra solo interpretando as suas composições originais fortemente influenciadas pela música e cultura tradicional portuguesa.

Noite ao som de Michael Bublé, no Largo do Seminário

A não perder também, na sexta-feira, dia 29 de julho, uma noite ao som de Michael Bublé (um dos ícones da música pop/jazz), às 22 horas, interpretado por Valter Guia.

Será certamente uma noite bem romântica ao som de êxitos da carreira de Michael Bublé, entre eles os originais Home, Lost, Hollywood e os míticos temas Save the Last Dance, Always on my Mind, Moondance, Sway, Feeling Good, Cry Me a River, Can´t Help Falling in Love, entre muitos outros.

Artesanato, folclore e Amália & Co. – Fados e Gargalhadas

O sábado, dia 30 de julho, é preenchido com a feira de artesanato, na Rua Serpa Pinto, entre as 10 e as 17 horas e com mais uma edição do In. Tradição do Inatel, a partir das 10h30, com o Rancho Folclórico Paço dos Negros pelas ruas do centro histórico de Santarém.

Das 10h30 às 12h30, em São Domingos há animação de rua com ‘Amália & Co. – Fados e Gargalhadas´ de Paulo Patrício.

Arte urbana em Alcanhões

No âmbito do Projeto Vilas, o artista Bigod – João Domingos dá a conhecer a sua arte urbana (pintura de mural), no dia 30 de julho, às 17h30, na Av. Félix da Silva Figueiredo (junto do Centro de Saúde), em Alcanhões (integrada na Feira de Santa Marta).

Um projeto que conta com a participação da comunidade e realizado em residência artística entre 26 e 30 de julho e insere-se na programação em Rede da Lezíria do Tejo apresentada pela CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, parceira do Verão In. Santarém.

Teatro de Rua com ´Somente, no Alto do Bexiga

Também no dia 30 de julho, tem lugar no Alto do Bexiga, em Santarém, às 18h30, teatro de rua com a peça ´Somente’ do Teatro Só.

Umespetáculo poético que reflete sobre a solidão na velhice.

Por falta de tempo, em nome do progresso e da evolução rápida da sociedade, os idosos estão a ser esquecidos pela mesma, até por vezes abandonados por amigos e familiares.

Acabaram-se os seus sucessos, as suas conquistas, da sua entrega no trabalho ao longo de anos e ficam simplesmente SÓS.

Vagueiam pela cidade à espera de uma mudança, que algo aconteça ou simplesmente que o tempo passe.

Só. Num banco de jardim. No vazio de um dia… ´SÓMENTE´…

Uma peça de teatro na qual o carinho, a emoção e a poesia das imagens estão em primeiro plano.

Vozes e instrumentos saem à rua com o Projeto Arruar na Vila de Alcanede

O Projeto Arruar por Tiago Sami Pereira é apresentado publicamente em Alcanede, no dia 30 de julho (sábado), às 18h30, no âmbito do Projeto Vilas.

Um projeto de envolvimento comunitário com a finalidade de criar um repertório original, fruto de um processo de criação coletiva para juntar diferentes personalidades e identidades, numa celebração conjunta de fusão de memórias com manifestações da atualidade.

A arruada é composta por diferentes associações, coletividades e filarmónicas, tendo por base uma narrativa cênica que reflete um ato de união expressivo e sonoro.

A residência artística decorre26 a 30 de julho, na vila de Alcanede.

Programação em Rede da Lezíria do Tejo | CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.

Cartaxo Sessions, na Casa do Campino

Após dois anos sem concertos, as Cartaxo Sessions voltam ao ativo para celebrar os seus 10 anos de existência, no sábado dia 30 de Julho, às 21 horas, na Casa do Campino.

Ao palco sobem quatro bandas nacionais: The Quartet of Woah! + Shima + Desert Smoke + Moloch + DJ Set Bunny O’Williams que prometem saciar os ouvidos mais exigentes. Espera-se uma viagem que vai desde o stoner rock ao rock psicadélico e progressivo.

A fechar a noite, a Bunny O’Williams traz na bagagem uma seleção musical que garantidamente fará toda a gente dançar. 

´Dançar com… Vindimas´,  em Amiais de Baixo

A vila de Amiais de Baixoacolhe ´Dançar com… Vindimas pela Academia de Dança e Expressão Corporal do Círculo Cultural Scalabitano, na noite do dia 30 de Julho (sábado), às 21h30, na Casa do Povo, no âmbito do Projeto Vilas.

A residência artística, com intervenientes locais, decorre de 26 a 30 julho e a sua apresentação terá lugar no último dia, dia 30 de julho.

A partir de vivências, expressividade do corpo, sentimentos, emoções, conhecimento de si e sobre o outro, sensibilização e criatividade, exercendo autonomia para criar e representar, pretende-se desenvolver e aprimorar possibilidades de movimento, descobrindo novos espaços, novas formas, superando limitações e condições para enfrentar novos desafios relativos aos aspetos motores, sociais, afectivos e cognitivos.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.