No próximo mês de Abril, vai decorrer no Parque de Jogos de Alcanede, Santarém, a inauguração do Núcleo Histórico da Família Montez (NHFM), uma iniciativa cultural de natureza privada a propósito das comemorações dos 120 anos da “Espingardaria Central”, loja histórica de Lisboa que pertence à família Montez há 100 anos.
O NHFM reúne o espólio deixado pelo alcanedense António Duarte Montez e por seu filho Mário Montez, no âmbito das suas actividades profissionais e desportivas.
Trata-se de um diversificado acervo de armas antigas, troféus desportivos, apetrechos de armaria, utensílios agrícolas, biblioteca, hemeroteca e arquivo histórico. Integra ainda materiais e artefactos comerciais da “Espingardaria Central”, num vivo registo histórico do comércio tradicional e de feitos desportivos.
Ainda sem modelo de visitação pública estabelecido, o NHFM pode ser visitado entre os dias 2 e 6 de Abril, no horário das 17h00 às 19h00, sem necessidade de marcação prévia.
As comemorações do aniversário da firma contemplam ainda o lançamento do livro “A. Montez, Um Percurso Secular”, uma monografia sobre a invulgar personalidade de António Duarte Montez e da sua famosa loja da Baixa de Lisboa. A obra é da autoria de Luis Duarte Melo, que tem publicado várias obras de investigação histórica da região de Alcanede, nomeadamente sobre a Misericórdia, Igreja Matriz e sobre a própria Vila de Alcanede, a qual comemora, em 2023, o seu 860º aniversário.