Alcanede recebeu no dia 1 de Abril, na Sala multiusos do Parque de Jogos de Alcanede, uma iniciativa cultural de natureza privada, a propósito das comemorações dos 120 anos da “Espingardaria Central”, loja histórica de Lisboa que pertence à família Montez há 100 anos. Esta cerimónia contou com a participação de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, de João Teixeira Leite Vice-Presidente da Câmara e de Nuno Domingos e Carmen Antunes, Vereadores da Câmara.

Esta iniciativa contou ainda com a presença de António Gentil Martins, que partilhou as “memórias Desportivas de António José Montez”. Ana Sofia Pereira, referiu a importância da “Loja Histórica da Capital”, enquanto João Filipe Bugalho, falou da “Caça, Eterna Paixão do Homem”, e José António Victorino, destacou a importância de “A tertúlia da Espingardaria Central e a Coleção do Núcleo Histórico da Família Montez – NHFM”. Por último, Luis Duarte Melo apresentou  “A. Montez – Um Percurso Secular”, sua monografia sobre a invulgar personalidade de António Duarte Montez e da sua famosa loja da Baixa de Lisboa.

Também, Manuel Joaquim Vieira, Presidente da Junta de Freguesia de Alcanede, referiu “a importância de ver o seu património enriquecido, devido à criação deste novo núcleo museológico, que mantém assim viva a memória da família Montez, e que contribui para colocar Alcanede na rota de locais com história”.

Na ocasião, Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara, agradeceu esta tarde fantástica que estamos a viver em Alcanede. Hoje é um dia importante para Alcanede e para Santarém, pela inauguração do Núcleo Museológico e pelo lançamento deste novo livro. Alcanede ganha dimensão com estas iniciativas.

Leia também...

Golegã celebra centenário do nascimento de Manuel dos Santos

As comemorações do centenário do nascimento de Manuel dos Santos, ilustre goleganense…

Trabalhadores dos CTT de Rio Maior em greve parcial

Trabalhadores dos CTT de Rio Maior, no distrito de Santarém, iniciaram hoje,…
Foto de arquivo

MP pede pronúncia de Moita Flores em processo de obras na ex-EPC que ex-autarca considera “injusto”

 O Ministério Público e a Câmara de Santarém pediram hoje, ao Tribunal…

GNR desmantela grupo criminoso que se dedicava ao furto de estabelecimentos comerciais

O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR desmantou um grupo criminoso…