Foto Ilustrativa

O presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, disse hoje à agência Lusa que 60% das ignições são de origem criminosa, após mais um incêndio no concelho.

Nos últimos anos, o concelho de Ourém, no distrito de Santarém, tem sido atingido frequentemente pelas chamas. Luís Albuquerque adiantou que só este verão o concelho já teve “60 ignições”.

“Sessenta por cento das ignições são consideradas intencionais. É necessário aumentar a vigilância da floresta e colocar mais meios no terreno para ver se conseguimos identificar os criminosos que têm feito este serviço”, sublinhou o autarca.

Luís Albuquerque, que disse desconhecer ainda a área ardida resultado do incêndio que começou na quarta-feira, insistiu na necessidade de “reforçar a prevenção e a investigação das autoridades”.

Segundo este responsável, continuam no terreno um número elevado de operacionais para garantir o rescaldo.

Albuquerque advertiu também que “ainda há muito trabalho pela frente”.

Face à diminuição das temperaturas, Luís Albuquerque foi cauteloso: “Vamos ver o que sucederá nos próximos dias”.

O incêndio em Urqueira foi dado como dominado às 05:06, disse à Lusa o comandante Elísio Pereira, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

De acordo com o ‘site’ da ANEPC, às 10:06 estavam no local 431 operacionais, apoiados por 134 viaturas e um meio aéreo.

O incêndio deflagrou às 18:33 em Estreito, Urqueira, no concelho de Ourém.

Leia também...

5° Encontro Vespas D’Almeirim realiza-se em Junho

O Parque da Zona norte, em Almeirim, vai receber o 5° Encontro Vespas D’Almeirim no próximo dia 18 de Junho. O encontro está marcado…

Trabalhadores da Nobre intensificam luta com greve mais prolongada em Novembro

Os trabalhadores da empresa Nobre, em Rio Maior, que hoje cumprem hoje a 15.ª greve, vão intensificar a luta no próximo mês com uma…

Bispos analisam situação social em reunião plenária na próxima semana

Os bispos portugueses vão analisar a situação social do país e das instituições de solidariedade social da Igreja durante os trabalhos da Assembleia Plenária…

Dezoito concelhos do país em risco máximo de incêndio

Dezoito concelhos dos distritos de Bragança, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, de acordo com a informação…