Incentivos para equipamentos e obras e criação de emprego qualificado disponíveis na Lezíria do Tejo

As PME sediadas nos concelhos da Lezíria do Tejo têm à disposição dois sistemas de incentivos para apoiar a inovação. O SI à Inovação Produtiva incentiva o crescimento através da inovação, incluindo investimentos em equipamentos e obras, e o SI à Qualificação de PME’s para a contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados financia a contratação associada a estratégias de inovação nas empresas. Os avisos são complementares e têm candidaturas abertas até final de Agosto.

A Startup Santarém acolheu no dia 15 de Julho a CCDRA – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo para a apresentação do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva e do Sistema de Incentivos à Qualificação de PME’s para a contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados.

A Presidente da Direcção da NERSANT, Maria Salomé Rafael, deu as boas-vindas às empresas presentes, tendo de forma breve referido que estes são dois sistemas de incentivos que as empresas devem aproveitar para o seu crescimento no mercado. O mesmo incentivo fez Hélder Guerreiro, vogal da comissão directiva da Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Alentejo, que passou logo de seguida a palavra ao IAPMEI e ao Alentejo 2020 para a apresentação dos sistemas de incentivos.

O SI à Inovação Produtiva, foi explicado na sessão, destina-se a apoiar as empresas com actividades transacionáveis e internacionalizáveis e cujos projectos de investimento tenham um valor mínimo de 75.000 euros. No encontro, ficou claro que o SI à Inovação Produtiva é um apoio bastante interessante para as empresas, uma vez que permite apoiar até 75% o investimento das mesmas em equipamentos, máquinas, obras de construção e/ou remodelação de edifícios, entre outros.

Relativamente ao SI à Qualificação de PME’s para a contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados, trata-se de um incentivo à criação líquida de postos de trabalho, sendo financiados em 50% os custos salariais pelo período máximo de 36 meses de detentores de grau igual ou superior a 6, ou seja, licenciados, mestres, doutorados ou pós-doutorados.
Ambos os sistemas de incentivos têm, neste momento, avisos de candidatura em aberto. O SI à Inovação Produtiva tem candidaturas abertas até 30 de Agosto e o SI à Qualificação de PME’s, até dia 31 do mesmo mês.

Este último SI dispõe ainda de uma 4.ª fase de candidaturas, que se estenderá até ao final de 2019. As PME sediadas nas Lezíria do Tejo são elegíveis e podem, desde já, apresentar as suas candidaturas.
De referir que este evento foi uma acção da CCDR Alentejo, que está a promover um ciclo de sessões para divulgação destes Sistemas de Incentivos e que contou, em Santarém, com a parceria da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, que organizou a acção e mobilizou as empresas da região. No total, marcaram presença cerca de 40 empresas.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS