As obras para reabilitar e ampliar a Linha do Norte, entre o Vale de Santarém e o Entroncamento, iniciaram-se hoje e deverão prolongar-se até 2025, num investimento de 20 milhões de euros, informou a Infraestruturas de Portugal (IP).

Em comunicado, a IP refere que esta empreitada, inserida no programa Ferrovia 2020, prevê uma alteração e reajustamento de um troço de cerca de 43 quilómetros, abrangendo os municípios de Santarém, Golegã, Torres Novas e Entroncamento, todos no distrito de Santarém.

O objectivo final desta intervenção, explica a IP, é “eliminar os constrangimentos existentes na infraestrutura” e permitir o atravessamento e cruzamento de comboios com 750 metros no complexo logístico do Entroncamento, melhorando “toda a circulação no troço” e criando “linhas de resguardo/ultrapassagem”.

Estes trabalhos representam um investimento de cerca de 20 milhões de euros e um prazo de execução de 540 dias (18 meses), prevendo-se um financiamento comunitário de 85% ao abrigo do programa operacional COMPETE 2020.

A intervenção prevê ainda a eletrificação da Linha Mãe de Ramais, entre as estações do Entroncamento e a de Riachos (Torres Novas), a supressão de uma passagem de nível, a construção de um acesso superior pedonal, um desnivelamento superior rodoviário e a construção de uma passagem inferior agrícola, estando prevista também a implementação de um sistema de sinalização eletrónica.

Leia também...

JMJ: GNR regista aumento de autocarros nas principais autoestradas

 A GNR está a registar desde hoje de manhã um aumento do volume de trânsito nas principais autoestradas do país, principalmente de autocarros que…

Inspeção do Ambiente recolheu amostras de águas e resíduos em empresas alvo de buscas

A Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) revelou hoje que fez diversas perícias, incluindo recolha de águas…

Santarém levou Encontro Poesia 2023 a instituições de assistência a idosos do Concelho

Santarém assinalou este ano o Dia Mundial da Poesia de uma forma diferente. A iniciativa Encontro Poesia 2023 foi responsável por animar e levar…

Relógios adiantam uma hora na próxima madrugada

Os ponteiros do relógio vão ser adiantados 60 minutos na próxima madrugada em Portugal, para a hora legal de verão, de acordo com a…