As obras para reabilitar e ampliar a Linha do Norte, entre o Vale de Santarém e o Entroncamento, iniciaram-se hoje e deverão prolongar-se até 2025, num investimento de 20 milhões de euros, informou a Infraestruturas de Portugal (IP).

Em comunicado, a IP refere que esta empreitada, inserida no programa Ferrovia 2020, prevê uma alteração e reajustamento de um troço de cerca de 43 quilómetros, abrangendo os municípios de Santarém, Golegã, Torres Novas e Entroncamento, todos no distrito de Santarém.

O objectivo final desta intervenção, explica a IP, é “eliminar os constrangimentos existentes na infraestrutura” e permitir o atravessamento e cruzamento de comboios com 750 metros no complexo logístico do Entroncamento, melhorando “toda a circulação no troço” e criando “linhas de resguardo/ultrapassagem”.

Estes trabalhos representam um investimento de cerca de 20 milhões de euros e um prazo de execução de 540 dias (18 meses), prevendo-se um financiamento comunitário de 85% ao abrigo do programa operacional COMPETE 2020.

A intervenção prevê ainda a eletrificação da Linha Mãe de Ramais, entre as estações do Entroncamento e a de Riachos (Torres Novas), a supressão de uma passagem de nível, a construção de um acesso superior pedonal, um desnivelamento superior rodoviário e a construção de uma passagem inferior agrícola, estando prevista também a implementação de um sistema de sinalização eletrónica.

Leia também...

Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere recebe exposição “Tecendo a vida a cores”

Está patente na Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere a exposição: Tecendo a vida a cores, de Diana Meneses Cunha. Após uma carreira de…

Câmara de Santarém assina protocolo de cedência de instalações ao Rotary Club de Santarém

A Câmara Municipal de Santarém assinou na tarde do passado dia 18 de Setembro, uma adenda ao protocolo de cedência de instalações ao Rotary…

PSP recolhe raposa que entrou em prédio na cidade de Santarém

A Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP de Santarém devolveu à natureza uma raposa que entrou num hall de um prédio no passado…

Greve adiou início da instrução do processo do acidente que vitimou Sara Carreira

O início da fase instrutória do processo do acidente na A1 que, em Dezembro de 2020, vitimou a cantora Sara Carreira, foi adiado devido…