A sexta edição do Pictorin, organizada pela Pictorin-Associação para o Desenvolvimento das Artes, dedicada ao tema do cinema, realizou-se na Incubadora de Artes de Santarém, de 4 a 9 de Setembro, com um percurso de histórias no centro histórico de Santarém, três workshops de artes – cerâmica, com Marta Botelho (@the.clay.label); Litografia, com Carlos Amado; e Cinema Documental, com Miguel Canaverde (@wavesofyouth).
Realizou-se ainda uma Tertúlia sobre Inteligência Artificial, na perspectiva da criação artística, dinamizada por Ana da Silva e um workshop de Flipbook para Crianças com Sofia Vieira (@livraria.aqui.ha.gato). O Film Club, integrado no programa do Pictorin, ofereceu uma mostra de curtas premiadas do INDIELISBOA 2023.
Os artistas realizaram obras que concorreram ao Prémio Mário Rodrigues, cujo júri foi constituído pelos artistas plásticos Francisco Pereira (um dos fundadores do Pictorin), Carlos Amado (em representação da Câmara Municipal de Santarém) e João Cegonho; e ainda por José Manuel Rodrigues do Centro Dramático Bernardo Santareno.
O Prémio foi atribuído à artista Ana da Silva, com uma instalação intitulada “Percursos de Mário Rodrigues”, dedicada ao memorial aos refugiados, obra de escultura criada por Mário Rodrigues em 2016 e que se encontra no espaço exterior da Incubadora de Artes.
A exposição do Pictorin está patente até dia 20 de Setembro, na Incubadora de Artes, nos dias 12, 13, 15, 19 e 20 de Setembro, das 14h00 às 18h00; e, no sábado, dia 16, das 9h00 às 13h00, sendo possível contactar a organização para visitar a exposição noutros dias e horários.