O Instituto Politécnico de Santarém (IPS) tem várias obras a decorrer nas suas escolas, num investimento de 7 milhões de euros, que contempla a construção de duas residências, um polo de pós-graduação e uma nova unidade de investigação.

No campo Andaluz está em construção o Polo de Pós-Graduações, no valor de 1,8 milhões de euros, que vai contar com um auditório de 270 lugares e sete salas para aulas e reuniões, bem como instalações sanitárias e uma sala de convívio.

Esse investimento integra o projeto “Impulso Adultos”, financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), e prevê-se que esteja concluído em julho de 2025.

No Campus da Escola Agrária está a decorrer a construção de uma futura residência para estudantes, no valor de 2,4 milhões de euros, com capacidade para 75 camas e com conclusão prevista para novembro de 2024.

Vão ainda ser recuperados cinco edifícios, com substituição de coberturas, janelas e inclusão de painéis fotovoltaicos, iluminação led e sistemas eficientes de AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado.

Junto ao Campus da Agrária vai ser também intervencionada a Residência S. Pedro, com trabalhos que visam a redução do consumo energético.

Estas obras nestes dois campus, financiadas ao abrigo do Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior (PNAE) são, segundo o presidente do IPS, João Moutão, “extremamente necessárias”, uma vez que a cidade tem “hoje um grave problema de alojamento estudantil”.

“Neste momento o nº de camas disponíveis diz apenas respeito a apenas 5% da população estudantil do instituto. O alojamento estudantil é um problema relevante nos dias de hoje e é uma barreira à entrada de novos estudantes no ensino superior”, disse em declarações à agência Lusa.

Já na Escola Superior de Saúde está em andamento a construção de uma nova unidade de investigação, nomeadamente um Laboratório Experimental de Saúde, orçado em 2 milhões de euros.

Este investimento integra também o projeto “Impulso Adultos” que tem como objetivo apoiar a formação de adultos.

“Este tipo de investimento traz mais pessoas para a instituição, porque nós promovemos cursos de formação curta e avançada, e são alunos adicionais que estamos a formar. A escola estava com a sua capacidade de colocação esgotada e necessitava de ter estas infraestruturas adicionais”, explicou.

No total são cerca de 7 milhões de euros que estão a ser canalizados para melhorar as infraestruturas do IPS, infraestruturas essas que, segundo João Moutão, “estavam desatualizadas a todos níveis”.

“Este tipo de financiamentos são críticos para a instituição, atendendo que as atuais infraestruturas estavam muito desatualizadas (…) Na Escola Agrária, por exemplo, tínhamos graves problemas por resolver nos edifícios, com telhados a cair”, contou.

Segundo o responsável, estes investimentos não só “vão aumentar a competitividade da instituição face a outros estabelecimentos de ensino”, mas também vão contribuir “para a captação de novos estudantes” através de “infraestruturas mais modernas e confortáveis”.

O Instituto Politécnico de Santarém é uma instituição de ensino superior politécnico que atualmente agrega cinco escolas: a Escola Superior Agrária de Santarém, a Escola Superior de Desporto, a Escola Superior de Saúde, a Escola Superior de Educação e a Escola Superior de Gestão e Tecnologia.

Leia também...

Susana Colaço é a nova directora da Escola Superior de Educação de Santarém

A professora Susana Colaço é a nova directora da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES), do Instituto Politécnico de Santarém, sucedendo assim a…

Escolas INSIGNARE colocam 508 alunos em estágio

No início do próximo mês, 317 alunos dos 2º e 3º anos das Escolas INSIGNARE, Escola Profissional de Ourém (EPO) e Escola de Hotelaria…

Carnaval das Famílias com muita animação no Jardim de São Bento

Para assinalar o Carnaval em ambiente familiar, o Municipio de Santarém organizou no sábado, dia 2, entre as 15 e as 17h30, uma oferta…

IP Santarém implementa programa de inovação pedagógica

O Instituto Politécnico de Santarém (IPS) implementou um programa de inovação pedagógica assente na dinamização de processos de co-criação que permitem aos docentes a…