A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou a conclusão da intervenção no Ramal de Tomar, obra iniciada em 2019 e que representou um investimento total de 4,3 milhões de euros.

Em comunicado, a IP dá por concluída a quarta e última fase da intervenção no ramal ferroviário que liga a cidade de Tomar à Linha do Norte, ​​​​​​com a renovação de via entre os quilómetros 8,730 e 9,985.

A empreitada, no valor de 920.000 euros, incluiu a substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão bi-bloco, a substituição de carril e a transformação de barra curta em barra longa soldada, e a beneficiação do sistema de drenagem em toda a extensão do troço, afirma a empresa.

O plano de reabilitação do Ramal de Tomar, iniciado em 2019, incluiu quatro fases, num investimento global de 4,3 milhões de euros, que permitiu reforçar as condições de segurança e de operacionalidade e exploração ferroviária, acrescenta.

Segundo a IP, a intervenção permitiu a renovação do ciclo de vida da superestrutura de via, a melhoria dos níveis de segurança, a qualidade, fiabilidade e disponibilidade da infra-estrutura, bem como dos níveis de conforto e comodidade para os passageiros e a redução dos custos de manutenção.

O Ramal de Tomar, ligação ferroviária de via única electrificada com 14,755 metros de extensão, assegura a interligação entre a cidade de Tomar, no distrito de Santarém, e a Linha do Norte, na estação da Lamarosa, tendo sido inaugurado em Setembro de 1928 com a denominação de Caminho de Ferro de Lamarosa a Tomar.

Leia também...

Gala dos Vinhos do Tejo revela melhores da região em noite de muitos prémios (galeria de fotos)

A Gala Vinhos do Tejo 2023, que decorreu na noite deste sábado,…

Vinhos Já Te Disse no Belcanto, de José Avillez

Os vinhos da marca Já Te Disse recentemente lançados por Pedro Patrício,…

Secretário de Estado da Internacionalização inaugura duas novas unidades industriais em Coruche

Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização, vai inaugurar no próximo…

Maria José Viana e José Vidal distinguidos com Prémio Carreira na Gala Vinhos do Tejo 2021

Consagração pelo trabalho desenvolvido na região ao longo dos anos.