A Infraestruturas de Portugal (IP) deu hoje início às obras de reabilitação dos pilares da Ponte Rainha D. Amélia, que liga os concelhos do Cartaxo e Salvaterra de Magos, num investimento de 1,7 milhões de euros (ME).

Em comunicado, a IP adianta que o “reforço estrutural da travessia rodoviária entre Cartaxo e Salvaterra de Magos envolve um investimento de cerca de 1,7 ME, com um prazo de execução de 270 dias”, e tem como objetivo “reforçar as condições de integridade dos pilares da ponte e a proteção das suas fundações contra os efeitos da erosão provocada pela corrente do rio” Tejo.

Os trabalhos a executar, segundo a IP, foram definidos “tendo por base os resultados da inspeção subaquática, o levantamento batimétrico e o Estudo Hidrológico e Hidráulico” realizado no trecho do rio Tejo onde se insere a ponte.

Nesse sentido, a empreitada consistirá, ao longo dos próximos nove meses, na “limpeza das superfícies dos pilares e encontros, selagem das juntas entre pedras de alvenaria dos pilares”, e “proteção da base dos pilares […] com recurso a cofragens metálicas e microbetão submerso”, a par da “substituição dos aparelhos de apoio sobre o pilar P13 e encontro E2”, entre outros.

A ponte Rainha D. Amélia foi construída em 1903 e tem uma extensão total de 840 metros.

Atualmente, a gestão da Ponte Rainha D. Amélia está protocolada entre a Infraestruturas de Portugal e as autarquias do Cartaxo e Salvaterra de Magos, assumindo os municípios as responsabilidades globais de manutenção geral da estrutura metálica e de vigilância permanente sobre o comportamento das fundações.

À IP compete colaborar na análise e assistência técnica que seja requerida, nomeadamente através dos registos periódicos a realizar pelos municípios, e ainda a realização de intervenções necessárias para a salvaguarda do funcionamento das fundações da ponte, estando os trabalhos hoje iniciados inseridos no âmbito desta competência.

Leia também...

Participado ao MP crime de poluição por indústria de tomate na ribeira da Asseca

A Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do…

União de Santarém disponibiliza autocarros para adeptos poderem apoiar o clube em Sintra

Têm tido muita procura os lugares nos autocarros que a direcção do…

Ex-presos políticos relatam experiências no Centro Humberto Delgado em Torres Novas

O Centro Humberto Delgado (CHUDE), em Brogueira, Torres Novas, retoma no domingo…

Detida carteira suspeita de desviar correspondência para se apoderar de cartões de crédito

Uma mulher, carteira, foi detida ontem por suspeita de se ter apoderado…