A Infraestruturas de Portugal (IP) consignou a empreitada de reabilitação do ramal ferroviário de Tomar por um valor de dois milhões e 400 mil euros.
Segundo um comunicado da empresa, a empreitada de reabilitação da via vai decorrer entre os km’s 2,156 e 6,274 e tem um prazo de execução de 180 dias. A obra foi adjudicada à empresa Fergrupo-Construções e Técnicas Ferroviárias, S.A. por 1.649.926,65 euros, a que acresce o custo dos materiais fornecidos pela IP, de cerca de 750 mil euros, o que representa no global um investimento de dois milhões e 400 mil euros.
Segundo a IP, a intervenção é uma primeira fase do projecto integrado de renovação de via do Ramal de Tomar. Os materiais que compõem a via já se encontram no fim de ciclo de vida útil e por se tratar de um traçado em curva é uma situação particularmente relevante, onde os esforços laterais na via não são negligenciáveis.
A emrpesa pretende com a intervenção inverter o actual quadro e alcançar a melhoria dos níveis de segurança, qualidade, fiabilidade e disponibilidade da infraestrutura; Melhorar os níveis de conforto e comodidade para os passageiros; Cumprir os níveis de serviço acordados com os operadores ferroviários e reduzir os custos de manutenção.
A obra irá proceder à substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão bibloco; Substituir o carril em barra curta por carril em barra longa soldada; Desguarnecimento, rebalastragem e ataque mecânico pesado e ainda proceder à beneficiação do sistema de drenagem em toda a extensão do troço.
A gestão, coordenação e fiscalização dos trabalhos da empreitada será assegurada por meios internos da IP, tendo o projecto de execução sido desenvolvido pela IP Engenharia.
O Ramal de Tomar é uma ligação ferroviária de via única electrificada com 14,755 metros de extensão que assegura a interligação entre a cidade de Tomar com a Linha do Norte, na Estação da Lamarosa. Foi inaugurado em Setembro de 1928 com a denominação de Caminho de Ferro de Lamarosa a Tomar.