Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

A Infraestruturas de Portugal (IP) consignou a empreitada de reabilitação do ramal ferroviário de Tomar por um valor de dois milhões e 400 mil euros.

Segundo um comunicado da empresa, a empreitada de reabilitação da via vai decorrer entre os km’s 2,156 e 6,274 e tem um prazo de execução de 180 dias. A obra foi adjudicada à empresa Fergrupo-Construções e Técnicas Ferroviárias, S.A. por 1.649.926,65 euros, a que acresce o custo dos materiais fornecidos pela IP, de cerca de 750 mil euros, o que representa no global um investimento de dois milhões e 400 mil euros.

Segundo a IP, a intervenção é uma primeira fase do projecto integrado de renovação de via do Ramal de Tomar. Os materiais que compõem a via já se encontram no fim de ciclo de vida útil e por se tratar de um traçado em curva é uma situação particularmente relevante, onde os esforços laterais na via não são negligenciáveis.

A emrpesa pretende com a intervenção inverter o actual quadro e alcançar a melhoria dos níveis de segurança, qualidade, fiabilidade e disponibilidade da infraestrutura; Melhorar os níveis de conforto e comodidade para os passageiros; Cumprir os níveis de serviço acordados com os operadores ferroviários e reduzir os custos de manutenção.

A obra irá proceder à substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão bibloco; Substituir o carril em barra curta por carril em barra longa soldada; Desguarnecimento, rebalastragem e ataque mecânico pesado e ainda proceder à beneficiação do sistema de drenagem em toda a extensão do troço.

A gestão, coordenação e fiscalização dos trabalhos da empreitada será assegurada por meios internos da IP, tendo o projecto de execução sido desenvolvido pela IP Engenharia.

O Ramal de Tomar é uma ligação ferroviária de via única electrificada com 14,755 metros de extensão que assegura a interligação entre a cidade de Tomar com a Linha do Norte, na Estação da Lamarosa. Foi inaugurado em Setembro de 1928 com a denominação de Caminho de Ferro de Lamarosa a Tomar.

Leia também...

Número de novos casos dispara nas últimas 48 horas no distrito de Santarém

O distrito de Santarém registou mais 24 novos casos confirmados de covid-19 nas últimas 48 horas. Só a região do Médio Tejo registou 19…

Suspeitos de tentativa de violação de três mulheres em Santarém presos preventivamente

Dois homens, residentes no Entroncamento, indiciados da prática de um crime de violação agravada na forma tentada, dois crimes de coação sexual agravada e…

GNR realiza operação de combate ao tráfico de estupefacientes em Rio Maior

A GNR está hoje a realizar uma operação no âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes em Rio Maior, com a participação de militares…

Funcionária da Câmara Municipal é o primeiro caso de Covid-19 em Tomar

Uma funcionária da autarquia de Tomar é o primeiro caso confirmado na cidade. A primeira infectada apresenta sintomas leves e já foi encaminhada para…