A Infraestruturas de Portugal (IP) vai investir 3,5 milhões de euros no reforço e protecção das fundações da Ponte Ferroviária sobre o Tejo, Linha da Beira Baixa, em Abrantes, tendo sido publicado um concurso para contratação da empreitada.

O concurso público para adjudicação da obra foi publicado em 22 de Janeiro em Diário da República, com um preço base de 3,5 milhões de euros.

Em declarações à Lusa, fonte da IP disse que os interessados têm 47 dias úteis para concorrer à empreitada, que “deverá ter início no terceiro trimestre deste ano”, com um prazo de execução de 20 meses (600 dias).

A intervenção da ponte no troço que liga Abrantes à Guarda visa o “reforço e protecção das fundações da Ponte do Tejo, situada ao quilómetro 2,930 da Linha da Beira Baixa”, em Abrantes, e “envolverá a execução de trabalhos de reforço da estrutura, de substituição dos aparelhos de apoio no pilar P6 e de protecção da estrutura contra fenómenos de erosão”.

Em reunião de executivo, o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, realçou na terça-feira a importância desta intervenção, esperando que “possa arrancar a todo o tempo”.

Segundo o autarca, a obra incluirá também “trabalhos de reforço da estrutura para as principais acções horizontais (forças de frenagem e sismo), reparação das anomalias existentes nas placas de base dos aparelhos de apoio em pilar, prevendo-se a sua substituição, e implementação de soluções que garantam a protecção da estrutura contra fenómenos de erosão, nomeadamente os originados pelo escoamento do rio Tejo e outros agentes externos prejudiciais à integridade da estrutura”.

A ponte em causa cruza o rio Tejo e entrou ao serviço em 1891. Com um comprimento de 442 metros, foi construída em metal, sendo parte da linha ferroviária da Beira Baixa.

Leia também...

“O meu sucesso advém do professor que tive, o meu pai”

Ligada à firma J.M. Cordeiro, que se dedica à comercialização de combustíveis,…
Foto Ilustrativa

Empresas de Santarém disponíveis para acolher cidadãos ucranianos

A Associação Empresarial da Região de Santarém – Nersant mostrou-se disponível para…

Abastecimento de água suspenso no dia 28 de Agosto em Alpiarça

O abastecimento de água vai estar suspenso temporariamente em algumas ruas de…

NERSANT incentiva investimento empresarial na região

Terminou na passada quinta-feira, em Ourém, o conjunto de sessões de informação…