O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) anunciou hoje que está a promover um inquérito junto dos clubes e associações desportivas em todo o território nacional, de modo a avaliar o impacto da pandemia de covid-19.

O inquérito, em parceria com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e com as Direções Regionais do Desporto das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, é composto por 45 perguntas que têm o objectivo de “avaliar o impacto da covid-19 nas organizações, quer ao nível da sustentabilidade financeira quer da sua capacidade de retoma da actividade desportiva”.

“O universo de mais de 10.000 clubes poderá responder ao questionário até ao próximo dia 15 de Setembro, data a partir da qual os dados serão tratados, garantindo o total anonimato dos envolvidos”, refere o IPDJ em comunicado.

Vítor Pataco, presidente do IPDJ, destacou a importância da iniciativa e frisou que apenas com um diagnóstico a partir dos “principais actores do movimento desportivo” é possível encontrar “soluções para os problemas”.

“Congratulo-me com esta cooperação entre o IPDJ, a ANMP e as regiões autónomas, garantindo que os resultados nos darão um retrato verdadeiramente nacional”, afirmou.

À semelhança do inquérito realizado, em Junho deste ano, junto das federações desportivas com a mesma finalidade, de averiguar o impacto da covid-19 nas actividades e finanças, o IPDJ salienta que “conta com a participação dos clubes para um melhor diagnóstico da situação”.

Leia também...

Márcio Sampaio é medalha de mérito desportivo grau ouro de Almeirim

Márcio Sampaio, preparador físico na equipa técnica de Jorge Jesus, vai ser homenageado pelo Município de Almeirim que lhe concedeu a Medalha Municipal de…

Casa do Benfica em Santarém conquista pódio no Campeonato Nacional de Field Target

Bruno Silva em 3º lugar da classe Springer.

Portugueses praticaram mais exercício em 2021

Os portugueses aumentaram os seus níveis de actividade física no ano passado, com mais de metade (54,3%) a apresentar níveis adequados de actividade física…

Ribatejana Carla Ribeiro conclui maratona de Boston nos Estados Unidos da América

Carla Ribeiro, atleta ribatejana natural do Cartaxo, concluiu a maratona de Boston esta segunda-feira, 18 de Abril, com o tempo de 03:43:53, numa distância…