Imagem ilustrativa

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou hoje para a mudança do tempo no continente a partir de quinta-feira, colocando 13 distritos em aviso amarelo, por causa da chuva, vento e agitação marítima.

Os distritos em aviso amarelo, o menos grave na escala do IPMA, começam na manhã de quinta-feira no Norte, com os ribeirinhos a terem três avisos, de chuva, vento e agitação marítima. Ao longo do dia os avisos vão chegando a distritos do centro e sul.

Os avisos vão todos até às 18:00 de quinta-feira. No mapa do continente, a verde estarão apenas os distritos de Beja, Évora, Faro, Portalegre e Santarém.

Em comunicado, o IPMA explica que serão emitidos avisos meteorológicos ao longo dos próximos dias e pede às pessoas para acompanharem as atualizações dos avisos e das previsões, “que tendo em conta a distância temporal e a incerteza associada, poderão sofrer alguns ajustes”.

A próxima atualização do comunicado hoje divulgado será feita na terça-feira pelas 18:00.

Para já, com os dados disponíveis, o IPMA explica que depois da influência de um anticiclone que trouxe ao continente tempo estável e temperaturas acima da média (com uma onda de calor em regiões do norte e centro), a chuva vai voltar porque esse anticiclone deve enfraquecer, permitindo a aproximação de chuva (depressões atlânticas e superfícies frontais associadas).

E se a mudança já se nota na terça e na quarta-feira, com alguma chuva a norte e centro, é na quinta que se esperam períodos de chuva, por vezes forte, primeiro no Minho e Douro Litoral e depois em toda a parte.

Também aumentará a intensidade do vento, com rajadas que podem chegar a 90 quilómetros por hora no litoral norte e centro e até 110 quilómetros nas terras altas. E diminui a temperatura, para valores próximos do normal.

A agitação marítima aumenta a partir de quinta-feira, com ondas de quatro a cinco metros.

Na sexta-feira a situação é idêntica, podendo haver também trovoadas e queda de neve na Serra da Estrela.

Leia também...

Morreram cinco idosos após surto em lar ilegal de Samora Correia

Um lar ilegal de Samora Correia, concelho de Benavente, registou cinco idosos mortos pela covid-19, avançou o presidente da câmara, referindo que os outros…

Está doente? Queira fazer o favor de esperar sentado… por Francisco Morgado

Porventura, haverá ainda quem não tenha dado conta de que estamos já a dois anos de passar um quarto do século XXI, ele que…

Faleceu o tomarense José-Augusto França

Faleceu, no passado dia 18 de Setembro, aos 98 anos, o tomarense José-Augusto França. Historiador, sociólogo, crítico de arte, a José-Augusto França se deve…

Santarém pondera criar polícia municipal para responder ao crescimento populacional

A Câmara de Santarém está a avaliar a criação de uma polícia municipal, face ao aumento da população e à carência de efectivos da…