Foto ilustrativa

 Doze distritos de Portugal continental vão estar no fim de semana sob aviso laranja devido à previsão de tempo quente, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Évora, Faro, Setúbal, Beja e Portalegre já tinham sido colocados sob aviso laranja devido “à persistência de valores elevados da temperatura máxima”, entre as 00:00 de sábado e as 17:00 de domingo.

Entre as 09:00 de sexta-feira e as 00:00 de sábado, estes cinco distritos estão sob aviso amarelo.

Num comunicado divulgado hoje ao final da tarde, o IPMA colocou também sob aviso laranja Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Santarém, Lisboa e Castelo Branco, que vigora entre as 00:00 e as 17:00 de domingo.

Estes sete distritos, juntamente com Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro e Coimbra, estão antes sob aviso amarelo, entre as 09:00 de sexta-feira e as 00:00 de domingo.

O aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo, o menos grave, quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê a partir de hoje uma subida gradual das temperaturas e até ao fim de semana na ordem dos 10 graus Celsius, prevendo-se em algumas regiões máximas acima de 40 graus.

Segundo o Instituto, o tempo em Portugal continental e no arquipélago da Madeira vai ser influenciado por um anticiclone que deverá posicionar-se a norte da Península Ibérica e de um vale depressionário que dará origem à aproximação de uma massa de ar quente proveniente do norte de África.

No continente, a temperatura irá registar uma subida gradual, com os valores mais elevados a partir de sábado, quando deverão variar entre 35 e 40.°C na generalidade do território, com exceção de alguns locais do litoral norte e centro, e valores entre 40 e 44.°C na região sul, vale do Tejo e vale do Douro.

Já a temperatura mínima irá registar valores próximos de 20.°C em grande parte do território, em especial na região sul, onde poderá não baixar de 25.°C em alguns locais, nomeadamente no litoral do Algarve e região de Portalegre.

O IPMA prevê também a partir da tarde de hoje a presença de poeiras em suspensão na região sul, estendendo-se ao restante território nos dias seguintes.

No arquipélago da Madeira, a temperatura máxima também irá subir de forma gradual ao longo dos próximos dias, sendo a subida mais expressiva registada nas terras altas da ilha da Madeira, onde se esperam valores entre 26 e 28.°C no sábado e no domingo.

A temperatura mínima, na costa sul e na ilha do Porto Santo, não deverá ser inferior a 20.°C, o que é designado como noites tropicais.

Na costa norte e nas terras altas, a temperatura mínima deverá variar entre 14 e 18.°C.

Segundo o IPMA, a duração deste episódio de tempo quente permanece ainda incerta, porém deverá prolongar-se para o início do mês de julho, em especial na região sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Oficina de poesia «Coisas que há e não há» na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes

Por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Poesia, a Biblioteca Municipal…

Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior celebra 10º aniversário

No âmbito das comemorações do 10º aniversário do Centro de Negócios e…

Pelo menos 12 detidos em operação da PSP contra tráfico de armas

Doze pessoas foram detidas numa operação de combate ao tráfico de armas…

Portugal continental mantém-se em situação de seca no final de Abril

Todo o território de Portugal continental estava no final de Abril em…