No dia em que ficamos sem participação portuguesa na 6.ª edição deste Santarém Ladies Open, com a eliminação de Matilde Jorge nos quartos-de-final,  o destaque vai mesmo para o excelente momento de forma da sul-africana Isabella Kruger, que, proveniente da fase de qualificação, já está nas meias-finais.

A jovem de 17 anos voltou a mostrar os seus argumentos ante Anna Kubareva, necessitando apenas de duas partidas para seguir em frente: 6-2 e 6-3 foram os parciais de um embate de sentido único no qual a promissora tenista foi liderando sem grandes dificuldades todos os pontos. Agora o derradeiro obstáculo antes da final é a japonesa Sakura Hosogi. A nipónica, que continua a ser muitíssimo regular, foi a responsável pelo afastamento da única resistente lusa, Matilde Jorge, derrotando a vimaranense por 6-0 e 7-6 (5). Com uma entrada muito aquém do que nos habituou, Matilde apenas no segundo set discutiu o resultado, mas acabou por cair perante uma jogadora muito completa e que tem solidificado o seu estatuto de uma das tenistas mais consistentes dos torneios disputados em Portugal este ano.

Na outra semifinal vão estar Vitalia Diatchenko e outra japonesa, Mai Hontama. A tenista de leste voltou a sentir dificuldades para fechar um encontro em dois sets, e, hoje, contra a norte-americana  Hina Inoue, precisou de aplicar para triunfar por 6-1, 1-6 e 6-3. Quanto a Hontama, que repetia com Anastasia Tikhonova a final do Porto Open 2021, foi novamente vencedora, desta feita por 6-0 e 7-6 (5). Acompanhada a partir de hoje pelo técnico, o brasileiro radicado no Japão, Daniel Higa, Hontama mostrou por que motivo é a 194.ª do ranking WTA e tem ainda uma margem de progressão muito grande.

Mas não é apenas nos singulares que se tem destacado. É que na variante de pares, Hontama e a australiana Maddison Inglis vão disputar a final com a holandesa Suzan Lamens e Anastasia Tikhonova. Nas meias-finais, Hontama e Inglis venceram as espanholas Bassols Ribera e Lázaro Garcia (6-3, 4-6 e 10-4), ao passo que Lamens e Tikhonova derrotaram as “carrascas” das irmãs Jorge, as norte-americanas Anna Rogers e Adriana Reami, por 6-1, 4-6 e 12-10.

As meias-finais de singulares começam a partir das 10 horas. A final de pares está prevista para não começar antes das 14 horas.

Leia também...

Material de campanha do BE vandalizado em Salvaterra de Magos

O Bloco de Esquerda (BE) de Santarém lamentou a vandalização do seu…

Tenta furtar posto de combustível e é apanhado pela GNR quando tentava fugir do local

Um homem de 37 ano de idade foi detido pela GNR no…

Câmara de Ferreira do Zêzere aprova orçamento de 16,3 milhões de euros para 2024

A Câmara de Ferreira do Zêzere aprovou um orçamento de 16,3 milhões…
Foto de arquivo

Bispos anunciam hoje medidas para responder a abusos sexuais na Igreja

Os bispos portugueses anunciam hoje as medidas a tomar em resposta ao…