“O ISLA quer que todos os seus estudantes sejam parte deste projecto educativo, que se envolvam na vida da nossa escola e que com o seu trabalho, energia e criatividade continuem a contribuir diariamente para fazer do ISLA um Escola de Excelência”.

Esta foi a mensagem principal que Domingos Martinho, director do ISLA Santarém transmitiu aos novos estudantes no arranque deste ano lectivo, que, nas suas palavras, “significa um novo começo”.

“O começo da vida académica para todos aqueles que pela primeira vez ingressam na Universidade, mas também o começo de uma nova etapa para todos aqueles que acabaram de transitar de um ano para outro nos seus cursos, e que agora irão ter contacto com novos saberes e competências”, afirmou o responsável.

Neste ano lectivo de 2021/2022 apesar do contexto ser diferente do ano passado, Domigos Martinho garante que o ISLA continua a trabalhar para que todos os estudantes, docentes e colaboradores iniciem em segurança esta nova etapa.

PUBLICIDADE

“Agora estamos ainda mais preparados. Preparados para um novo começo em segurança, preparados para mais um novo ano lectivo em que contamos com a colaboração e empenho de todos que cada vez mais fazem da nossa instituição uma escola de referência nas mais diversas áreas do saber”, disse ainda.

Neste ano, o ISLA inicia o processo de alargamento das suas instalações através da utilização do antigo edifício dos CTT adquirido recentemente pela instituição.

Esta melhoria permite apresentar a maior e mais diversificada oferta formativa de sempre que se traduz no aumento do número de vagas que totalizaram 1.170, distribuídas por cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP), licenciaturas, mestrados, pós-graduações e MBAs.

“No ISLA os alunos encontram os melhores professores, novas e cada vez melhores instalações dotadas de tecnologia de ponta e o ambiente ideal para adquirir os conhecimentos certos que te garantem um lugar nas melhores empresas da região e do país. É também por estas razões que o ISLA se afirma cada vez mais como uma Escola de Excelência”, concluiu.

Em 1984 tiveram início, no ISLA de Santarém, os dois primeiros cursos iniciando-se um percurso que contou com o empenho e a dedicação de muita gente, administradores, professores, funcionários, parceiros institucionais, e sobretudo dos estudantes que desde a primeira hora acreditaram no ISLA.

“Temos orgulho nos resultados alcançados, mas basta-nos olhar para os dados disponíveis sobre a região onde nos inserimos para percebermos que, em termos da formação e qualificação está muito por fazer”, afirma Domingos Martinho numa mensagem publicada no site oficial da escola.

“O nosso projecto educativo científico e cultural é sistematicamente orientando para o desenvolvimento de formação superior e não superior especializada, diferenciadora da oferta existente na região, que esteja em linha com a nossa vocação e que dê resposta às necessidades das pessoas e das empresas”, refere, acrescentando: “A obtenção de uma formação superior não representa o fim do percurso académico, constituindo uma qualificação que permitirá ao seu titular enfrentar o mercado de trabalho com confiança, mas que não dispensa o regresso à escola. Importa pensar na formação ao longo da vida, como elemento essencial à construção de uma carreira alicerçada no conhecimento e na qualificação. Nessa perspectiva a oferta formativa do ISLA Santarém continuará a integrar diversas opções de qualificação concretizando o nosso compromisso permanente com o conhecimento e a qualificação ao longo da vida”.

O ISLA-Santarém é um estabelecimento de ensino politécnico vocacionado para o ensino, a investigação orientada e a prestação de serviços nos domínios da gestão e administração, que através da articulação do estudo, da docência, da investigação e da animação social se integra na vida da sociedade, prosseguindo a sua actividade, atenta especialmente ao desenvolvimento cultural, científico e técnico da região de Santarém.

São fins do ISLA-Santarém a formação humana, cultural, científica e técnica; a realização da investigação fundamental e aplicada; a participação activa no sistema nacional de ensino; a prestação de serviços à comunidade, numa perspectiva de valorização recíproca, racionalização e aproveitamento máximo dos recursos do país; a participação na defesa do ambiente; a contribuição, no seu âmbito de actividade, para o desenvolvimento de Portugal e a cooperação internacional e a aproximação entre os povos, com especial relevo para os países de língua portuguesa e os países europeus.

O ISLA-Santarém prossegue, a par do ensino superior, actividades complementares ou conexas com o ensino, nomeadamente no domínio da formação e actualização profissional, da investigação aplicada e da organização de debates, oficinas, seminários e conferências, no domínio das matérias da sua actividade e, ainda, de cursos pós-secundários e cursos de formação pós-graduada, bem como actividades de extensão comunitárias e solidárias.

PUBLICIDADE
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

VÍDEO | Escola D. João II, em Santarém, recebe Sala do Futuro

Foi inaugurada esta quinta-feira, 26 de Setembro, na Escola D. João II,…

Câmara de Santarém paga transporte escolar para todos os alunos do concelho

A Câmara Municipal de Santarém vai pagar, no próximo ano lectivo, a…

Alunos e professores estreiam novas instalações da Escola do Sardoal

Os alunos e professores da Escola Básica e Secundária Drª Maria Judite…

Creche gratuita para todas as crianças de famílias até ao segundo escalão de rendimentos

A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de famílias…