Foto de Município de Santarém

O Jardim das Portas do Sol, em Santarém, vai ser iluminado de roxo, hoje dia 12 de Maio, a fim de assinalar o Dia Mundial da Fibromialgia, uma doença reumática que afecta cerca de 1,7% da população portuguesa.

A Câmara Municipal de Santarém aderiu à iniciativa da Associação Portuguesa de Fibromialgia apelando a uma melhor aceitação desta patologia e legislação de apoio aos doentes. Esta é segunda doença do foro reumático que causa mais incapacidade no país.

Embora a Fibromialgia tenha sido reconhecida em 1992 pela Organização Mundial de Saúde, de existirem Circulares Normativas da Direcção-Geral de Saúde, estudos, artigos e resoluções publicadas no Diário da República, muitos médicos, familiares dos doentes e população em geral, não acreditam na existência desta patologia, o que faz com que os diagnósticos e acesso à terapêutica sejam, muitas vezes tardios, o que pode levar a um agravamento do estado de saúde e incapacidade destes utentes para além de poder ter grande impacto a nível psicossocial.

A nível laboral, escolar e na saúde ainda não existe qualquer apoio legislativo para pessoas com este diagnóstico. O Município através desta iniciativa apela à sensibilização e literacia perante a sociedade, para uma melhor aceitação desta patologia e legislação de apoio aos doentes.

Leia também...

Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Rio Maior celebrou 131º Aniversário

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Rio Maior celebrou o seu 131º Aniversário, na última sexta-feira, dia 8 de Dezembro. Após um pequeno…

Sindicato de hotelaria e restauração do Centro denuncia exploração de trabalhadores

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Centro denunciou hoje a exploração a que muitos trabalhadores do setor…

Incêndio em Casais Porto Oliveira, Abitureiras, mobiliza 200 bombeiros e 5 meios aéreos

Notícia actualizada às 19h20 Um incêndio em zona de mato que deflagrou esta tarde no local de Casais Porto Oliveira, na freguesida de Abitureiras,…

Famílias recebem 10 cêntimos por litro de combustível até 50 litros mês

As famílias vão passar a receber, através do IVAucher, 10 cêntimos por litro de combustível até um limite de 50 litros por mês, anunciou…