O Jardim-Horto de Camões, em Constância, vai acolher, nas noites de 31 de Julho e de 21 de Agosto, a iniciativa “Astronomia e arte poética”, no Planetário de Ptolomeu, iniciativa inserida no programa Ciência Viva no Verão.

Numa parceria entre o Centro Ciência Viva de Constância e a Associação da Casa-Memória de Camões, as sessões serão dinamizadas pelo astrónomo Máximo Ferreira e pela professora de Português e camonista Ana Maria Dias, lê-se num comunicado da Casa-Memória de Camões.

“No Planetário, implantado num anfiteatro ao ar livre, que representa a concepção geocêntrica do universo como era entendida no tempo de Camões, cruzar-se-ão os conhecimentos de astronomia, da época e de agora, com a profundidade e a beleza das estrofes d’Os Lusíadas em que o épico explanou a sua arte e o seu saber”, lê-se na mesma nota.

As actividades decorrem entre as 21:00 e as 24:00, incluindo as sessões, além da observação astronómica, uma “conversa breve sobre o conceito geocêntrico do mundo e pormenores da descrição que Camões faz (na forma de lição que Tétis dá a Vasco da Gama, na ilha dos amores) do conhecimento astronómico da época”, além da identificação de algumas constelações citadas por Camões em Os Lusíadas.

A participação implica inscrição prévia em www.cienciaviva.pt/veraocv/2020, dado o limite e as recomendações da Direção-Geral da Saúde devido à covid-19.

Leia também...

Bienal de Coruche leva arte ao Bairro Novo inspirada na sua toponímia

A Bienal de Artes de Coruche começa no sábado, mostra, até 13…

Vila Nova da Barquinha encerra equipamentos turísticos e culturais

A Câmara de Vila Nova da Barquinha vai encerrar temporariamente ao público…

‘A Casa de Bernarda Alba’ dia 30 de Junho no Teatro Sá da Bandeira

‘A Casa de Bernarda Alba’, texto de Frederico García Lorca, numa tradução…

Presidente da República envia condolências à família da actriz Teresa Mota

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou hoje uma mensagem…