O Jardim-Horto de Camões, em Constância, vai acolher, nas noites de 31 de Julho e de 21 de Agosto, a iniciativa “Astronomia e arte poética”, no Planetário de Ptolomeu, iniciativa inserida no programa Ciência Viva no Verão.

Numa parceria entre o Centro Ciência Viva de Constância e a Associação da Casa-Memória de Camões, as sessões serão dinamizadas pelo astrónomo Máximo Ferreira e pela professora de Português e camonista Ana Maria Dias, lê-se num comunicado da Casa-Memória de Camões.

“No Planetário, implantado num anfiteatro ao ar livre, que representa a concepção geocêntrica do universo como era entendida no tempo de Camões, cruzar-se-ão os conhecimentos de astronomia, da época e de agora, com a profundidade e a beleza das estrofes d’Os Lusíadas em que o épico explanou a sua arte e o seu saber”, lê-se na mesma nota.

As actividades decorrem entre as 21:00 e as 24:00, incluindo as sessões, além da observação astronómica, uma “conversa breve sobre o conceito geocêntrico do mundo e pormenores da descrição que Camões faz (na forma de lição que Tétis dá a Vasco da Gama, na ilha dos amores) do conhecimento astronómico da época”, além da identificação de algumas constelações citadas por Camões em Os Lusíadas.

A participação implica inscrição prévia em www.cienciaviva.pt/veraocv/2020, dado o limite e as recomendações da Direção-Geral da Saúde devido à covid-19.

Leia também...

Candidaturas abertas para valorizar património material e imaterial do Ribatejo Interior

Vai estar aberto, até 15 de Outubro, o período de recepção de…

Rio Maior cancela actividades do Carnaval 2022

A Câmara Municipal de Rio Maior anunciou a decisão de cancelar todas…

Visitantes da Avisan obrigados a apresentar teste negativo

A Avisan  – Exposição Nacional de Aves, Animais de Companhia, Equipamentos e…

Sons de Verão animam as noites de Coruche até ao dia 04 de Agosto

Os Sons de Verão são os sons seleccionados que animam as noites…