Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

A Capelinha das Aparições, em Fátima, sofreu algumas adaptações para receber o Papa Francisco na manhã de sábado, devido às dificuldades de mobilidade do pontífice, anunciou o santuário.

Segundo informação disponibilizada na sua página a Internet, trata-se de adaptações ligeiras e específicas, “com elementos provisórios, mas com o objetivo de poderem ser reaproveitados no futuro”, explicou o arquiteto Eusébio Calvário.

Entre as adaptações, consta a instalação de uma rampa na frente da Capelinha, desde o local onde o papamóvel vai deixar Francisco até ao presbitério, e a colocação de duas cadeiras – uma que vai utilizar para a oração em silêncio que fará à chegada ao local e que é a mesma usada na anterior visita do Papa, em 2017, com ligeiras alterações, e outra cadeira, feita para esta ocasião, e que será utilizada quando dirigir uma mensagem aos peregrinos, no final do terço.

A colocação de um estrado para nivelar a zona do presbitério, a substituição da cruz de ferro existente à direita da cadeira da presidência por uma cruz de prata, a substituição dos bancos corridos por cadeiras e a criação de uma zona aberta destinada a acolher as cadeiras de rodas utilizadas pelos jovens portadores de deficiência que vão estar com o Papa, foram outras das adaptações operadas.

Com as alterações provisórias, a lotação no espaço abrangido pela cobertura da Capelinha das Aparições será de 252 lugares, dos quais 46 para cadeiras de rodas.

O Papa vai ser acompanhado por 112 jovens, uns portadores de deficiência e outros reclusos que, “pela sua situação, não podem participar na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa”, segundo a informação do santuário.

Leia também...

Materiais Diversos leva projetos premiados ao Festival Bons Sons

A dança e as artes performativas chegam ao Festival Bons Sons, em Cem Soldos, através da associação Materiais Diversos que no domingo apresenta os…

Piscinas de Salvaterra de Magos comemoram 18 anos com diversas actividades

As Piscinas Municipais de Salvaterra de Magos assinalam de 3 a 6 de Abril, o 18º Aniversário de existência com a realização de várias…

Reitor de Fátima sublinha importância da JMJ para o Santuário em 2023

O reitor do Santuário de Fátima considerou que 2023 “ficou marcado pela recuperação do número de peregrinos e visitantes” e sublinhou a importância da…

Enguia volta a ser rainha entre 1 de Março e 2 de Abril em Salvaterra de Magos (Vídeo)

A enguia vai voltar a ser a rainha da mesa, durante o Mês da Enguia de Salvaterra de Magos, que se realiza entre 1…