Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

A Capelinha das Aparições, em Fátima, sofreu algumas adaptações para receber o Papa Francisco na manhã de sábado, devido às dificuldades de mobilidade do pontífice, anunciou o santuário.

Segundo informação disponibilizada na sua página a Internet, trata-se de adaptações ligeiras e específicas, “com elementos provisórios, mas com o objetivo de poderem ser reaproveitados no futuro”, explicou o arquiteto Eusébio Calvário.

Entre as adaptações, consta a instalação de uma rampa na frente da Capelinha, desde o local onde o papamóvel vai deixar Francisco até ao presbitério, e a colocação de duas cadeiras – uma que vai utilizar para a oração em silêncio que fará à chegada ao local e que é a mesma usada na anterior visita do Papa, em 2017, com ligeiras alterações, e outra cadeira, feita para esta ocasião, e que será utilizada quando dirigir uma mensagem aos peregrinos, no final do terço.

A colocação de um estrado para nivelar a zona do presbitério, a substituição da cruz de ferro existente à direita da cadeira da presidência por uma cruz de prata, a substituição dos bancos corridos por cadeiras e a criação de uma zona aberta destinada a acolher as cadeiras de rodas utilizadas pelos jovens portadores de deficiência que vão estar com o Papa, foram outras das adaptações operadas.

Com as alterações provisórias, a lotação no espaço abrangido pela cobertura da Capelinha das Aparições será de 252 lugares, dos quais 46 para cadeiras de rodas.

O Papa vai ser acompanhado por 112 jovens, uns portadores de deficiência e outros reclusos que, “pela sua situação, não podem participar na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa”, segundo a informação do santuário.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…