As regiões de Leiria e do Médio Tejo reforçaram a resposta nos cuidados de saúde face ao número elevado de participantes esperados para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) não elaborou nenhum plano específico para a JMJ, “mas as equipas estão em alerta e prontas para assegurar maiores níveis de afluência que possam surgir, reunindo de imediato mais meios – humanos e físicos – para o efeito, de acordo com o nível de contingência”, indica fonte do hospital à agência Lusa.

Segundo a mesma fonte, “se o nível de contingência for para além dos patamares previstos por este plano de contingência, poderá verificar-se uma situação de emergência, que exige a ativação do plano de catástrofe do CHMT”.

Durante a JMJ, perspetiva-se um número elevado de pessoas a circular pela região do Médio Tejo, pelo que o CHMT realizou “três exercícios de formação e simulacro de catástrofe nas três unidades do CHMT, para testar todos os circuitos e as equipas, no âmbito do plano de catástrofe da instituição”.

“A instituição encontra-se treinada e devidamente preparada para qualquer eventualidade”, assegura o CCHMT, ao revelar que as equipas do Serviço de Pediatria vão ser reforçadas entre 02 e 06 de agosto.

Referindo que o plano de contingência do CHMT prevê “três patamares de resposta diferenciados, consoante a pressão assistencial e os níveis de afluência às três unidades hospitalares”, a mesma fonte adianta que, tendo em conta o histórico de outras JMJ, “poderão surgir quadros de insolações, desidratações, quadros de gastrointestinais, entorses, quedas, entre outros”.

O CHMT integra três unidades hospitalares, localizadas em Abrantes, Tomar e Torres Novas.

O Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo (ACeS MT) afirma, à agência Lusa, que foi “elaborado um plano específico que prevê um conjunto de medidas para adaptação e reforço da resposta dos cuidados de saúde primários”.

Sendo a freguesia de Fátima, no concelho de Ourém, um dos principais polos de atração, “está previsto o alargamento do horário de funcionamento da Unidade de Saúde Familiar de Fátima no fim de semana de 29 e 30 de julho, das 09:00 às 17:00, bem como no dia 05 de agosto, das 08:00 às 17:00, dia da deslocação do Santo Padre a Fátima”.

Prevê-se também um “reforço da capacidade de resposta dos centros de saúde da região do Médio Tejo, nomeadamente do Atendimento Complementar de Ourém, que funciona aos sábados e domingos das 09:00 às 19:00”.

Estarão também em funcionamento aos fins de semana os Serviços de Atendimento Complementar de Ferreira do Zêzere e Mação.

O ACeS MT refere à Lusa que “todas as unidades funcionais estão sensibilizadas e preparadas para o acréscimo de procura”, estando previsto “o reforço da capacidade de resposta à doença aguda de forma a evitar o recurso aos Serviços de Urgência”.

“Está também prevista a manutenção dos níveis de preparação e resposta das unidades de saúde durante o mês de agosto, face ao previsível prolongamento da estadia de muitos participantes estrangeiros”, adianta o ACeS MT.

O ACeS MT acrescenta que se prevê “o reforço da vigilância epidemiológica com maior sensibilidade para deteção precoce de ameaças, a formação e treino das equipas”, assim como a “avaliação e implementação de medidas de prevenção e mitigação de riscos ambientais e o reforço da literacia em saúde”.

Na região de Leiria, o diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral (ACeS PL), Marco Neves, disse à agência Lusa que os cuidados de saúde primários vão dar resposta, sobretudo, “à doença aguda, dentro do horário de funcionamento”.

“Os profissionais foram sensibilizados e os horários de atendimento foram divulgados aos participantes da JMJ. Não teremos um alargamento do horário, mas se houver um afluxo anormal ou uma sobrecarga nos serviços, os profissionais estão autorizados a trabalhar mais horas para dar a resposta necessária”, afiança Marco Neves.

Este responsável revela ainda que o ACeS PL, que integra os concelhos de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós, irá apoiar a proteção civil durante os eventos que se realizam na região de Leiria.

A Lusa contactou o Centro Hospitalar de Leiria, mas não obteve resposta às perguntas colocadas.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…