A pianista Joana Gama apresenta, no próximo dia 31, às 16:00, no Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal, Santarém, o concerto “Como uma paisagem imensa, a palma das mãos”, baseado na obra “Onde”, de José Luís Peixoto.

Em comunicado, a Câmara Municipal do Sardoal afirma que Joana Gama propõe, neste concerto concebido especificamente para esta atuação, uma “outra abordagem” aos textos que José Luís Peixoto escreveu no âmbito de uma visita, entre 2020 e 2021, a diversas freguesias e lugares de Abrantes, Constância e Sardoal, “para ficcionar sobre esses territórios”.

Os textos, disponíveis nos locais aos quais se referem, em grande formato, ou no livro editado este ano pela Quetzal, recebem, em palco, “voz, som e movimento”, num espetáculo que “foca as dicotomias local/universal, passado/presente, duradouro/efémero” abordadas pelo autor, refere a nota.

O espetáculo, de entrada gratuita, insere-se no projeto “Caminhos Literários”, que resulta de uma candidatura conjunta apresentada pelos municípios de Abrantes, Constância e Sardoal (todos do distrito de Santarém) ao Programa Operacional Regional do Centro 2014-2020, centrado nos territórios ligados a António Botto, Luís de Camões e Gil Vicente.

O projeto visa proporcionar “o usufruto da arte em locais públicos e de acesso livre, trazendo a estes territórios vários espetáculos de música, artes visuais e cinema documental, entre outros”, afirma a nota.

Leia também...

Município de Azambuja e Juntas de Freguesia assinaram novos Acordos de Execução

Foram assinados na manhã do passado dia 09 de Outubro os novos Acordos de Execução e Contratos Interadministrativos entre o Município de Azambuja e…

Inscrições abertas para percurso pedestre orientado na Rota do Almonda

O Município de Torres Novas vai promover, no próximo dia 23 de Setembro, um percurso pedestre orientado na PR1 – Rota do Almonda, com…

Protocolo com comunidade da Lezíria vai colocar centenas de casas em arrendamento acessível

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) assinou hoje, dia 22 de Dezembro, na sua sede em Santarém, um protocolo de colaboração com…

Responder a ocorrências no Centro Histórico é um problema para a mobilidade de meios de socorro em Santarém

Nem sempre é fácil a progressão na via pública para os meios móveis de socorro e emergência, quando solicitados para ocorrências que decorrem na…