“Roda da Vida” é o tema do concerto que reúne no Cine Teatro de Almeirim, dia 10 de Maio, ás 21h30, o fadista João Chora e os músicos Custódio Castelo (guitarra portuguesa), João Madeira (teclas) e Carlos Santos (percussão).

João Chora caracterizado com um músico de voz redonda, tranquila e quente, está a assinalar 35 anos de carreira.

Neste novo trabalho, o fadista conta com 13 temas que remetem às suas origens, não só pela diversidade dos instrumentos convidados, mas também pela maneira como aborda o Fado.

Destaca as músicas “Roda da Vida”, “Grão de Pó” e também “A Mar ao Sul” escritas pelo artista. Custódio Castelo assina a produção e direcção musical, compôs cinco dos temas inéditos, a par de João Chora que compôs os restantes.

O concerto tem o custo de cinco euros e os bilhetes estão disponíveis na tesouraria da Câmara Municipal de Almeirim e na bilheteira do teatro uma hora antes do espectáculo.

João José Chora nasceu a 26 de Março de 1959 na vila da Chamusca. Cresceu perto da vida equestre e, por isso mesmo, viveu a sua infância e adolescência nesse mundo, tanto que era conhecido por “João Cavaleiro”.

“A música entra na minha vida desde muito novo. À medida que cresci fui cultivando este gosto. Passei por experiências musicais de vários estilos. Comecei por integrar o coro da igreja da Chamusca, depois aprendi a música de baile, música tradicional e, finalmente, surge o fado na minha vida. O meu pai cantava e arranhava um bocadinho de viola. Sempre esteve ligado a actividades culturais da terra, especialmente ao teatro. Foi a maestrina do coro da igreja que percebeu que eu tinha jeito para a música. Tinha os meus 10 anos e acabei por ficar lá outros dez. Depois investi na minha formação instrumental. Aprendi a tocar piano e só mais tarde viola. O fado começa na segunda metade da década de 80. No início a tocar para quem canta. Mais tarde como fadista”, contou ao Correio do Ribatejo, jornal que o homenageou nas comemorações do 133.º aniversário desta publicação.

Leia também...

MovAlmeirim organiza evento solidário

A MovAlmeirim – Associação Comercial e Empresarial do Concelho de Almeirim irá…

Seller Danza apresenta no Cartaxo espectáculo atrás das vidraças com público no exterior

 A companhia Seller Danza apresenta, na sexta-feira à noite, “Tetralogia de um…

Cinemateca Portuguesa dedica ciclo a Bernardo Santareno

Nos dias 15 e 17 de Dezembro, a Cinemateca Portuguesa vai realizar…

Curta-metragem sobre a ‘Lenda da Sopa da Pedra’ em exibição na Biblioteca de Almeirim

A Biblioteca Municipal Marquesa de Cadaval, recebe a exibição de uma curta-metragem…