“Roda da Vida” é o tema do concerto que reúne no Cine Teatro de Almeirim, dia 10 de Maio, ás 21h30, o fadista João Chora e os músicos Custódio Castelo (guitarra portuguesa), João Madeira (teclas) e Carlos Santos (percussão).

João Chora caracterizado com um músico de voz redonda, tranquila e quente, está a assinalar 35 anos de carreira.

Neste novo trabalho, o fadista conta com 13 temas que remetem às suas origens, não só pela diversidade dos instrumentos convidados, mas também pela maneira como aborda o Fado.

Destaca as músicas “Roda da Vida”, “Grão de Pó” e também “A Mar ao Sul” escritas pelo artista. Custódio Castelo assina a produção e direcção musical, compôs cinco dos temas inéditos, a par de João Chora que compôs os restantes.

O concerto tem o custo de cinco euros e os bilhetes estão disponíveis na tesouraria da Câmara Municipal de Almeirim e na bilheteira do teatro uma hora antes do espectáculo.

João José Chora nasceu a 26 de Março de 1959 na vila da Chamusca. Cresceu perto da vida equestre e, por isso mesmo, viveu a sua infância e adolescência nesse mundo, tanto que era conhecido por “João Cavaleiro”.

“A música entra na minha vida desde muito novo. À medida que cresci fui cultivando este gosto. Passei por experiências musicais de vários estilos. Comecei por integrar o coro da igreja da Chamusca, depois aprendi a música de baile, música tradicional e, finalmente, surge o fado na minha vida. O meu pai cantava e arranhava um bocadinho de viola. Sempre esteve ligado a actividades culturais da terra, especialmente ao teatro. Foi a maestrina do coro da igreja que percebeu que eu tinha jeito para a música. Tinha os meus 10 anos e acabei por ficar lá outros dez. Depois investi na minha formação instrumental. Aprendi a tocar piano e só mais tarde viola. O fado começa na segunda metade da década de 80. No início a tocar para quem canta. Mais tarde como fadista”, contou ao Correio do Ribatejo, jornal que o homenageou nas comemorações do 133.º aniversário desta publicação.

Leia também...

Antologia de poemas “No interior dos contornos” vence Prémio Literário Marcelino Mesquita

A antologia de poemas “No interior dos contornos”, de António Severo, venceu a primeira edição do Prémio Literário Marcelino Mesquita, criado pela Câmara do…

Tiago Bettencourt arrebatou os corações enamorados no Teatro Sá da Bandeira

Tiago Bettencourt, nome incontornável da música nacional, esteve esta noite, 14 de Fevereiro, dia dos namorados, no Teatro Sá da Bandeira – TSB para…

Discoteca Lipp´s reabre para festa dos anos 90

A antiga discoteca Lipp’s vai reabrir apenas por uma noite, a 25 de Outubro, pela mão do Ateneu Artístico Cartaxense, para uma grande festa…

Festival Guitarra d’Alma arranca hoje

A quinta edição do Festival Guitarra d’Alma arranca esta sexta-feira à noite, no auditório das Escolas Velhas de Almeirim, com um concerto pela violinista,…