O presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Leite, anunciou a reabertura da Escola de São Salvador, no centro histórico, prevista para o próximo ano lectivo, e a requalificação da Escola de São Bento, destacando a educação como uma prioridade estratégica para o concelho.
“Já garantimos fundos comunitários para a reabertura da Escola de São Salvador”, revelou João Leite durante a cerimónia de recepção aos professores do concelho, que decorreu ontem, dia 2 de Outubro, no Convento de São Francisco. O autarca sublinhou a importância de responder ao aumento do número de crianças nas escolas do município.
João Leite mencionou também intervenções previstas na Escola Secundária Ginestal Machado, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e na Escola Básica 2,3 de Alcanede. “Uma equipa alargada trabalha todos os dias para dar corpo a estes projectos estratégicos”, afirmou.
O presidente enalteceu o papel dos professores, referindo que “o professor tem a capacidade de mudar o mundo” e agradeceu a dedicação de todos os docentes. Deu as boas-vindas aos novos professores do concelho, convidando-os a conhecer Santarém e a sentirem-se em casa.
João Leite reconheceu ainda os esforços dos directores dos agrupamentos escolares — António Pina Braz, Margarida da Franca, Maria Helena Vieira e Adélia Esteves — pelo trabalho desenvolvido em prol da comunidade educativa.
Este artigo será desenvolvido na edição impressa do Correio do Ribatejo de 11 de Outubro.