O presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, anunciou este sábado, 24 de Outubro, que vai propor a atribuição da Medalha de Ouro da Cidade a José Miguel Correia Noras, antigo presidente da autarquia, historiador e actual provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém. O anúncio foi feito durante uma conferência dedicada à investigação histórica sobre uma moeda cunhada em Santarém em 1384, realizada na Sala dos Actos do Seminário de Santarém.
Na sua intervenção, João Teixeira Leite destacou o percurso político, cívico e académico de José Miguel Noras, considerando-o uma referência para o concelho e sublinhando o contributo que tem dado para o conhecimento e valorização da história de Santarém.

O autarca recordou os dez anos em que Noras presidiu à Câmara Municipal, salientando o reconhecimento que mereceu da população, mas também a sua dedicação à investigação histórica e o trabalho que actualmente desenvolve à frente da Misericórdia de Santarém.
João Teixeira Leite destacou, em particular, a capacidade de José Miguel Noras para continuar a estudar e a aprofundar conhecimentos ao longo da vida, considerando o seu exemplo relevante para as novas gerações.
Foi neste contexto que anunciou a intenção de propor a atribuição da Medalha de Ouro da Cidade, numa homenagem que pretende reconhecer várias décadas de serviço público e de dedicação a Santarém.

Investigação histórica devolve protagonismo a Santarém
A homenagem foi anunciada durante uma conferência em que José Miguel Correia Noras apresentou a sua investigação sobre a cunhagem, em Santarém, de um real de prata em nome de D. Beatriz, em 1384, durante a crise dinástica de 1383-1385.
O historiador tem vindo a defender que a moeda foi erradamente atribuída a Sevilha pelo investigador francês Aloïss Heiss, no século XIX, uma interpretação que perdurou durante mais de cem anos.
João Teixeira Leite considerou que este trabalho constitui mais um contributo para afirmar a importância histórica de Santarém no contexto nacional e ibérico, defendendo que o conhecimento do passado deve ser valorizado como elemento de afirmação do território.
José Miguel Correia Noras, historiador e investigador, presidiu à Câmara Municipal de Santarém durante dez anos e desenvolveu, ao longo de várias décadas, trabalho nas áreas da história local, património e numismática. Actualmente, exerce as funções de provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, cargo que assumiu em Janeiro de 2024.
