José Guilherme São Marcos, de 51 anos, deixou esta sexta-feira, 25 de Junho, o comando da Companhia de Sapadores Bombeiros de Santarém para assumir as funções de Segundo Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo, voltando assim à Autoridade Nacional de Proteção Civil.

O comandante, com uma experiência de mais de 35 anos em Protecção Civil, era o responsável máximo da corporação escalabitana desde Maio de 2018. Antes dos Sapadores de Santarém, José Guilherme era segundo Comandante Operacional Distrital de Santarém, cargo que exerceu entre 2013 e 2018.

Em 1985, iniciou as funções de bombeiro em Coruche, corporação onde chegou a segundo comandante. Mais tarde assumiu o comando dos Bombeiros Voluntários de Benavente.

Licenciado em engenharia de protecção civil e com formação complementar em várias áreas ligadas ao sector, José Guilherme tem uma vasta experiência, incluindo missões internacionais em Moçambique. Foi também formador externo Escola Nacional de Bombeiros e tem vários louvores e condecorações no desempenho das funções.

A solução para substituir José Guilherme, a partir de hoje, passa pelo adjunto de Comando, Carlos Grazina, um dos mais antigos e experientes bombeiros da corporação anteriormente designada de Bombeiros Municipais de Santarém.

Recorde aqui a entrevista de José Guilherme Costa São Marcos, em Abril de 2020, ao Correio do Ribatejo:

https://correiodoribatejo.pt/a-cultura-de-proteccao-civil-deveria-ser-obrigatoria-na-escola/

Leia também...

“Dedico esta obra aos meus netos, Gonçalo e Bernardo, porque são os amores da minha vida”

‘No Salgueiral’ é o primeiro romance do Professor Jorge Justino que será apresentado em Santarém, no Convento de S. Francisco, dia 1 de Outubro,…

Presença na final dos Jogos de Paris2024 será uma vitória para o cavaleiro Ribatejano Duarte Seabra

A conquista de uma presença na final do concurso de obstáculos dos Jogos de Paris2024 será já uma vitória para o cavaleiro Duarte Seabra,…

Biblioteca de Tomar celebra 21 anos com muitos contos e mostra de autores locais

A Biblioteca Municipal António Cartaxo da Fonseca, em Tomar, comemora, no próximo dia 15 de Novembro, 21 anos nas actuais instalações, pelo que irá…

“Vivam em serviço de um amor maior que o próprio”

Carlos Manuel Oliveira é filho de Carlos Oliveira – O Chona. A propósito do FITIJ que agora decorre em Santarém fomos bater-lhe à porta:…