José Guilherme São Marcos, de 51 anos, deixou esta sexta-feira, 25 de Junho, o comando da Companhia de Sapadores Bombeiros de Santarém para assumir as funções de Segundo Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo, voltando assim à Autoridade Nacional de Proteção Civil.

O comandante, com uma experiência de mais de 35 anos em Protecção Civil, era o responsável máximo da corporação escalabitana desde Maio de 2018. Antes dos Sapadores de Santarém, José Guilherme era segundo Comandante Operacional Distrital de Santarém, cargo que exerceu entre 2013 e 2018.

Em 1985, iniciou as funções de bombeiro em Coruche, corporação onde chegou a segundo comandante. Mais tarde assumiu o comando dos Bombeiros Voluntários de Benavente.

Licenciado em engenharia de protecção civil e com formação complementar em várias áreas ligadas ao sector, José Guilherme tem uma vasta experiência, incluindo missões internacionais em Moçambique. Foi também formador externo Escola Nacional de Bombeiros e tem vários louvores e condecorações no desempenho das funções.

A solução para substituir José Guilherme, a partir de hoje, passa pelo adjunto de Comando, Carlos Grazina, um dos mais antigos e experientes bombeiros da corporação anteriormente designada de Bombeiros Municipais de Santarém.

Recorde aqui a entrevista de José Guilherme Costa São Marcos, em Abril de 2020, ao Correio do Ribatejo:

https://correiodoribatejo.pt/a-cultura-de-proteccao-civil-deveria-ser-obrigatoria-na-escola/

Leia também...

Autarcas de Barquinha e Constância rejeitam construção de novo açude no Tejo

Os presidentes das Câmaras de Vila Nova da Barquinha e de Constância afirmam-se “contra a construção de um novo açude” no rio Tejo, junto…

Suspeito de roubos com recurso a arma branca identificado em Tomar

O Comando Distrital de Santarém da PSP, através da Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Tomar procedeu à identificação de um indivíduo,…

Retomada circulação na Linha do Norte após atropelamento

A circulação ferroviária na Linha do Norte foi retomada hoje às 11:24, depois de ter estado condicionada devido ao atropelamento mortal de uma mulher…

Bispo de Santarém viveu duas semanas infectado e partilha experiência no Dia Mundial do Doente

O bispo de Santarém passou duas semanas infestado com o novo coronavírus e partilhou uma mensagem, pelo Dia Mundial do Doente, na qual recomenda…