José Guilherme São Marcos, de 51 anos, deixou esta sexta-feira, 25 de Junho, o comando da Companhia de Sapadores Bombeiros de Santarém para assumir as funções de Segundo Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo, voltando assim à Autoridade Nacional de Proteção Civil.

O comandante, com uma experiência de mais de 35 anos em Protecção Civil, era o responsável máximo da corporação escalabitana desde Maio de 2018. Antes dos Sapadores de Santarém, José Guilherme era segundo Comandante Operacional Distrital de Santarém, cargo que exerceu entre 2013 e 2018.

Em 1985, iniciou as funções de bombeiro em Coruche, corporação onde chegou a segundo comandante. Mais tarde assumiu o comando dos Bombeiros Voluntários de Benavente.

Licenciado em engenharia de protecção civil e com formação complementar em várias áreas ligadas ao sector, José Guilherme tem uma vasta experiência, incluindo missões internacionais em Moçambique. Foi também formador externo Escola Nacional de Bombeiros e tem vários louvores e condecorações no desempenho das funções.

A solução para substituir José Guilherme, a partir de hoje, passa pelo adjunto de Comando, Carlos Grazina, um dos mais antigos e experientes bombeiros da corporação anteriormente designada de Bombeiros Municipais de Santarém.

Recorde aqui a entrevista de José Guilherme Costa São Marcos, em Abril de 2020, ao Correio do Ribatejo:

https://correiodoribatejo.pt/a-cultura-de-proteccao-civil-deveria-ser-obrigatoria-na-escola/

Leia também...

Santarém lança Guia para uma Gestão Sustentável de Resíduos

O Município de Santarém acaba de lançar um Guia para uma Gestão Sustentável de Resíduos, um documento que compila informação detalhada acerca desta temática.…

PJ deteve suspeito de disparar contra casa no concelho de Ourém

Um homem de 49 anos suspeito de ser o autor de disparos dirigidos a uma habitação e aos seus ocupantes, em maio, no concelho…

Correio Centenário: A União Desportiva de Santarém sagrou-se Campeã Distrital em Juniores

A equipa de Juniores da União Desportiva de Santarém, necessitando de ganhar o jogo que realizou com o Coruchense, para se sagrar Campeã Distrital,…

Aquanena melhora sistema de tratamento de águas residuais

A empresa que gere os sistemas de água e saneamento de Alcanena vai iniciar mais duas empreitadas no âmbito do Plano Estratégico para a…