Foto ilustrativa

Os jovens agricultores do continente podem candidatar-se a um prémio à instalação, a partir de hoje e até 8 de Novembro, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, foi anunciado.

De acordo com o anúncio publicado na página deste programa, “o apoio previsto consiste num prémio à instalação, sob forma de subvenção não reembolsável”. No total, a dotação orçamental é de 15 milhões de euros.

As candidaturas apresentadas devem fomentar o rejuvenescimento das empresas agrícolas e aumentar a atractividade do sector aos jovens, promovendo o investimento e a participação no mercado.

A autoridade gestora do PDR alertou que os candidatos que tenham recebido ajudas à produção ou à actividade agrícola além dos dois anos anteriores ao da apresentação da candidatura e os que tenham celebrado um contrato de financiamento ou assumido a titularidade e a gestão directa da exploração agrícola, “encontrando-se inscrito na Autoridade Tributária com actividade agrícola e no organismo pagador enquanto beneficiário”, não reúnem as condições legais para a atribuição destes apoios.

Apenas é admitida uma candidatura por beneficiário, que deverá ser submetida através do portal do programa Portugal 2020 ou da página de internet do PDR.

O Programa de Desenvolvimento Rural de Portugal foi aprovado na sequência da decisão de Comissão Europeia em Dezembro de 2014 e visa o apoio às actividades do sector agrícola assente numa gestão eficiente dos recursos.

Leia também...

CAP e Sindicato fecham acordo para a actualização da tabela salarial na Agricultura

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e o sindicato da agricultura chegaram a acordo sobre a tabela salarial do sector para 2022, que…

Investimento de 6,3ME para manter 491 empregos e criar 67 novos no Médio Tejo

Os 42 projectos financiados pelo Programa de Apoio à Produção Nacional na região do Médio Tejo, num investimento total de 6,3 milhões de euros,…

Nersant promove empreendedorismo nas escolas

A Nersant iniciou no Colégio de São Miguel em Fátima, mais uma edição do projecto de fomento do empreendedorismo EmpreEscola, que tem por objectivo…

“O Tejo é a região vitivinícola que percentualmente mais irá crescer em volume de vinho certificado”

Luís de Castro considera 2019 um ano “regular” e que o ‘selo de qualidade’ dos vinhos do Tejo está a “aumentar exponencialmente”. Atento às…