A AMO – Assembleia Municipal de Ourém, lançou o desafio a todas as escolas, do 2º ciclo ao secundário, para participarem no projecto AJO – Assembleia Jovem de Ourém, no próximo ano lectivo.

Sobre o lema “E tu, vais agir?” a Assembleia Jovem de Ourém é um projecto inovador no nosso concelho que tem como objectivo principal motivar e desenvolver nos jovens, competências para o exercício de uma cidadania activa e responsável, valorizando a sua participação informada. Pretende ainda aproximar os jovens dos eleitos locais, realçando a importância do seu contributo para a resolução de problemas de âmbito local, dando-lhes voz junto dos órgãos municipais.

Para o presidente da AMO, o desenvolvimento de uma Assembleia Municipal para os mais jovens é a “concretização de um objectivo que possibilita aos estudantes a construção de um projecto local, a sua defesa junto dos seus pares e a sua apreciação em sede de Assembleia Municipal. Na verdade, terão a oportunidade de ver concretizada a sua ideia, dentro daquilo que é razoável.”

Dada a riqueza do nosso concelho, o primeiro tema escolhido para a AJO é a defesa e a promoção do património, área que poderá ser abordada das mais diversas formas. João Moura não tem dúvidas de que “vão existir projectos muito bons, que nos vão deixar com muita vontade de os implementar.”

A AJO decorrerá em três etapas e em dois escalões diferentes (2º e 3º ciclo e Secundário).

A primeira etapa terá lugar no início do próximo ano lectivo com a divulgação do projecto aos alunos e as eleições para a escolha dos representantes de cada escola. Nesta fase, cada equipa terá de apresentar uma proposta e defendê-la junto dos seus pares, sendo eleita a que obtiver mais votos.

Numa segunda fase decorrerá a Assembleia Jovem de Ourém propriamente dita (dividida em dois escalões), em que cada equipa terá assento na AJO, como se de uma Assembleia Municipal se tratasse. Nesta ocasião cada equipa apresenta e defende o seu projecto às outras escolas, sendo votada a melhor proposta de cada escalão. A sessão da Assembleia Jovem de Ourém será liderada pelo presidente da AMO e terá um regimento próprio.

Na terceira fase a equipa vencedora de cada escalão terá assento numa sessão da Assembleia Municipal de Ourém e apresentará a sua proposta sob a forma de recomendação ao executivo municipal.

Além da oportunidade de verem as suas propostas serem apreciadas pelos membros da Assembleia Municipal de Ourém, está ainda previsto a atribuição de um prémio às equipas vencedoras.

Leia também...

Verdes hasteiam bandeira negra em Abrantes para alertar para a invasão do eucalipto

O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) vai hastear na terça-feira uma bandeira negra em Carvalhal, no concelho de Abrantes, para denunciar os problemas ambientais…

Rotary Club de Santarém distingue alunos com entrega dos ‘Prémios Escolares 2017/2018’

Decorreu na tarde da passada terça-feira, dia 16 de Outubro, no auditório da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado em Santarém, a cerimónia de entrega…

Jovem morre em despiste de moto no concelho de Santarém

Um jovem de 26 anos de idade morreu na sequência de um despiste de moto na noite de terça-feira, 28 de Abril, em Sinterra,…

Arrancou hoje o Nersant Business em Tomar com 38 países estrangeiros

Arrancou hoje em Tomar o NERSANT Business – Encontro Internacional de Negócios do Ribatejo. Nesta que é a 7.ª edição, o evento voltou a…