Foto: Federação Portuguesa Judo

A judoca portuguesa Patrícia Sampaio, natural de Tomar, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris2024, conquistou, no passado domingo, a medalha de ouro em -78 kg no Grand Slam de Paris, um dos torneios mais conceituados do circuito internacional.

A judoca de Tomar iniciou o circuito da melhor forma, com uma entrada implacável na capital parisiense, onde derrotou três adversárias do top-8, entre as quais as primeira e terceira cabeças de série na competição.

Na final, Sampaio derrotou a ex-campeã mundial e medalha de prata em Paris2024, Inbar Lanir, com uma projecção para ippon a 1.15 minutos do final, e quando a sua adversária israelita já tinha dois castigos.

Antes, a medalhada olímpica e o nome mais entusiasmante da actualidade no judo português, já tinha vencido, com o público da casa contra si, a francesa Audrey Tchumeo, que viu um terceiro castigo (desclassificação) a 57 segundos do final.

O dia tinha começado também com outra adversária pré-designada (sétima), mais nova, de 21 anos e uma promessa da modalidade, a neerlandesa Lieke Derks, a quem venceu por ippon, com uma imobilização (osaekomi).

Na subida ao lugar mais alto do pódio, em que se ouviu o hino português, Sampaio esteve acompanhada da ‘vice’ Inbar Lanir e das francesas Tcheumeo e Fanny Posvite, que terminaram com a medalha de bronze.

Para Patrícia Sampaio foi um ano de 2024 de excelência, especialmente com a medalha em Paris2024 e que terminou com a medalha de bronze no Grand Slam de Tóquio, em Dezembro, seguida agora de um 2025 prometedor.

O ouro em Paris coloca-a, tal como aconteceu com a medalha olímpica, a igualar proezas de Telma Monteiro, Nuno Delgado e Jorge Fonseca, numa restrita galeria de portugueses que conseguiram vencer no Grand Slam parisiense.

A judoca da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais passa a ter o mesmo ouro em Paris de Bárbara Timo (2021), Telma Monteiro, que terminou a carreira no final do ano, e foi primeira em 2012 e 2015, e de Pedro Soares (1998).

Pavilhão Municipal de Tomar tem o seu nome

Em Agosto do ano passado, a Câmara Municipal de Tomar deliberou, por unanimidade, atribuir o nome de Patrícia Sampaio ao até agora designado por Pavilhão Municipal Cidade de Tomar. A iniciativa surge como homenagem à judoca, que conseguiu o maior feito de sempre do desporto tomarense ao conquistar a medalha de bronze na categoria -78 kg dos Jogos Olímpicos de Paris.

O Município já antes homenageara a atleta com a atribuição da Medalha Municipal de Valor Desportivo, em 2019 e a Medalha de Honra do Município, em 2020, sendo até hoje a única personalidade duas vezes distinguida nas cerimónias comemorativas do Dia de Tomar.

Nascida nesta cidade em 1999, Patrícia Sampaio desde cedo descobriu no judo o grande objectivo da sua vida, à medida que acompanhava o percurso do irmão mais velho, Igor, que era atleta na Sociedade Filarmónica Gualdim Pais. Nenhum deles sabia ainda que também ela percorreria os mesmos passos no tatami, e viria ele próprio a ser seu treinador.

Enquanto júnior, foi bicampeã europeia e medalha de bronze nos mundiais. Conquistaria igualmente o título europeu de sub-23.

A pandemia e algumas lesões tornaram mais difícil o seu percurso nos anos em que iniciou a carreira sénior. Ainda assim foi uma das representantes portuguesas nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Resiliente e determinada, regressou aos Jogos em 2024, em Paris, com uma vontade de vencer que só esbarrou naquela que viria a ser a campeã olímpica. Com uma atitude quase felina, conquistou a medalha de bronze e tornou-se um dos ícones da delegação portuguesa. A seguir, conquistou os portugueses com a sua enorme simpatia. E ainda teve direito a ser porta-estandarte de Portugal na cerimónia de encerramento.

Leia também...

Campeãs de juvenis do Vitória Clube de Santarém receberam taça

O último domingo, dia 26 de Maio, ficou marcado por mais um momento apoteótico na temporada desportiva do Vitória Clube de Santarém, com a…

Sporting Clube de Portugal vence escalão sub8 no Torneio José Peseiro

O Sporting Clube de Portugal sagrou-se vencedor do escalão sub8 no XIII Torneio Internacional Prof. José Peseiro, no passado dia 28 de Abril, em…

Clube de Ginástica de Torres Novas arrecada três títulos de campeão distrital

O Clube de Ginástica de Torres Novas (CGTN) participou no Campeonato Territorial de Ginástica Artística da Associação de Ginástica de Santarém no dia 1…

U. Santarém, Marinhais, Coruchense e Abrantes e Benfica na meia-final da Taça do Ribatejo

Os favoritos à passagem para a meia-final da Taça do Ribatejo, à excepção do Abrantes e Benfica, venceram este domingo, 27 de Janeiro, os…