Equipa Juniores A Volleyball RCS

A secção de voleibol do Rugby Clube de Santarém (RCS) alcançou um marco histórico ao conquistar pela primeira vez o Campeonato Regional no escalão de Juniores A. Com o troféu garantido num jogo decisivo frente ao Pedrógão Vólei (1-3), segue-se agora o Campeonato Nacional, com início agendado para o mês de Fevereiro. O ‘Correio do Ribatejo’ acompanhou uma sessão de treinos da equipa, testemunhando as memórias do título e a preparação para o próximo desafio. 

A noite escura e chuvosa de uma segunda-feira é iluminada pela luz proveniente do antigo pavilhão da Escola Prática de Cavalaria de Santarém. No seu interior, as atletas da equipa de Juniores A do Volleyball Rugby Clube de Santarém (RCS) deslizam as suas sapatilhas pelo piso sintético do pavilhão, fazendo-as chiar, e fazem ecoar o barulho das bolas no chão e nos seus braços. Sob o olhar atento do treinador Miguel Mendes, as jogadoras e o técnico ainda têm presente na memória a conquista do Campeonato Regional das Associações de Voleibol de Santarém, Leiria e Coimbra, diante do Pedrógão Vólei, um dos adversários directos na corrida pelo título. 

“Foi um jogo renhido, muito bem disputado e um bom espectáculo. Acabámos por ter uma maior consistência e desempenho, fruto do trabalho que temos desenvolvido desde o início da época”, conta Miguel Mendes, que salienta a importância do apoio dos pais prestado à equipa e “que fez toda a diferença”.

O treinador traça uma evolução da equipa, desde o início da pré-época até ao culminar da conquista do campeonato. 

“Na pré-época fizemos um trabalho de preparação físico e no decorrer da época também fomos gerindo os níveis para que elas pudessem estar no máximo de rendimento desportivo”, revela Miguel Mendes que considera como factores de crescimento psicológico a constituição de um novo grupo pela primeira vez, resultando num processo de descoberta. 

Treinador Miguel Mendes

“Acabámos por deixar-nos, às vezes, afectar pelo resultado ou pela desvantagem e revelar algumas dificuldades. No entanto, acabámos sempre por superá-las e isso é bastante positivo porque revela um espírito de garra, de luta, que muitas vezes é difícil de encontrar”, evidencia. 

A respiração fica ofegante, enquanto os olhos estão concentrados no outro lado da rede. Ataques, bloqueios, passes e serviços sucedem-se, assim como os ajustes tácticos que o treinador vai dando às suas atletas. 

“O Miguel é muito bom treinador. Ele ajuda-nos muito no nosso esquema táctico, em cada erro e também nos motiva muito”, refere Lara Filipe que iniciou o seu percurso no voleibol há três anos, no escalão de infantis do clube. 

Com as emoções da conquista ainda à flor da pele, a jogadora desvenda que os ingredientes para o sucesso se basearam no trabalho em equipa e foram impulsionados pelo apoio vindo das bancadas. 

“O apoio dos nossos pais motiva-nos muito porque nós, por vezes, vamos abaixo e eles ao estarem lá, a gritarem por nós, deixa-nos muito contentes”, sublinha Lara Filipe que considera que os valores como “a união, a educação e o não desistir” desempenham também um papel importante no sucesso desportivo. 

Jogadora Lara Filipe

Segue-se agora o Campeonato Nacional, prova que começa em Fevereiro e termina em Abril, que constituirá um novo desafio e exigirá um novo nível de exigência ao plantel. 

“O mais importante é termos bons momentos em equipa para aprender”, destaca Lara Filipe, cuja opinião é partilhada por Miguel Mendes que considera o desafio como uma experiência importante para o grupo. 

“Acho que passarmos por esta experiência é importante para sentirmos no final que deixámos tudo em campo, que demos o nosso máximo e depois os frutos virão”, sublinha. 

Contudo, para que seja possível colher frutos é fundamental rever processos técnicos, de forma a colmatar eventuais lacunas tácticas. 

“Há equipas com muito bom serviço, que nos criaram bastante dificuldade e que, em determinados momentos, era difícil de conseguirmos passar à próxima rotação e voltar ao marcador”, aponta o técnico que realça, no entanto, que tais dificuldades ajudam a equipa “a sair da sua zona de conforto” e a “trabalhar para chegar onde quer”.  

Há seis anos no clube, Miguel Mendes tem acompanhado de perto o percurso de diversas desportistas ao longo dos anos, pelos diversos escalões de formação, bem como a evolução do voleibol em Santarém. 

“Numa fase inicial era complicado de conseguirmos alguns jogos. Tínhamos sempre de fazer longas viagens e isso é bom porque acabámos por também contribuir para o crescimento da modalidade”, relembra.

O ponto alto da sua carreira chegou, precisamente, com a conquista do Campeonato Distrital, título esse que espera ser “o primeiro de muitos”, tanto para si, como para o clube. 

“É um bom prémio para o fruto do trabalho e empenho que tenho tido”, afirma. 

O olhar atento de Miguel Mendes vai incidindo sobre o estilo de jogo que as suas atletas vão demonstrando na presente sessão de treino, procurando por cada imperfeição que possa ser corrigida e melhorada. As conversas com a sua equipa técnica em busca das melhores tácticas e exercícios, resultam numa exigência que salta à vista, através do cansaço das jovens atletas. 

O treino termina com o técnico e as jogadoras sentados no chão do piso sintético, como um antídoto de descontracção e relaxamento, após mais uma sessão findada e que acontece três vezes por semana (segundas, quartas e sextas), no antigo pavilhão da Escola Prática de Cavalaria, onde a escuridão lá fora dá lugar aos sonhos e ao orgulho de representar um clube e uma região. 

Ricardo Santos Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

‘Os Lobos’ de Tremez vencem Jogos com Freguesias 2018

A equipa ‘Os Lobos’, do Clube Desportivo de Tremez, em representação da União de Freguesias de Azoia de Cima e Tremez, venceu a edição…

Coruchense cada vez mais líder no campeonato depois do Amiense travar U. Santarém

O Coruchense continua líder e vitorioso no Campeonato da 1ª divisão da Associação de Futebol de Santarém, aumentado a distância para a União de…

Aquapaper de Abrantes na Praia Fluvial de Aldeia do Mato

Aventura em canoa está de volta à Albufeira de Castelo do Bode Percorrer a Albufeira de Castelo do Bode em canoa sob a orientação…

Viver Santarém com 28 recordes na Jornada de Abertura no Entroncamento

A equipa de competição de natação da Viver Santarém bateu, este fim de semana, 28 recordes pessoais, nas mais diversas provas em que os…