A 79º edição da Vuelta foi formalmente apresentada em Madrid (Espanha), no passado dia 19, e confirmou a realização das três primeiras etapas deste grande evento desportivo em solo português, com destaque para a 2ª etapa que parte de Cascais e terá meta instalada em Ourém.

A Volta a Espanha em bicicleta é uma das maiores competições do calendário desportivo internacional e representa uma oportunidade única para promover o concelho de Ourém além-fronteiras, já que é um acontecimento com projecção mediática à escala mundial e com transmissão televisiva assegurada para cerca de 190 países.

A edição da Vuelta que terá início a 17 de Agosto, em Lisboa, e os múltiplos detalhes associados a uma prova desta dimensão foram apresentados à comunicação social, numa sessão que contou com os principais intervenientes neste processo, onde se inclui o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque.

O momento permitiu avaliar a complexidade e grandiosidade deste evento e o que isso representa para os territórios envolvidos, com um evidente impacto económico associado ao acolhimento de uma caravana de sensivelmente três mil pessoas.

A promoção internacional do nosso território está garantida com a magnitude e projecção que a Vuelta apresenta, mas o Município de Ourém está desde já a desenvolver acções que potenciem esta oportunidade e fez-se representar na conferência de imprensa de apresentação do evento com um stand institucional dedicado aos ex-libris do nosso concelho.

Será a segunda vez que a Volta a Espanha em bicicleta começará em Portugal e além do contrarrelógio entre a Torre de Belém e a Praia da Torre, no concelho de Oeiras, seguir-se-ão duas etapas, nos dias 18 e 19 de Agosto, entre Cascais e Ourém (191 km) e entre a Lousã e Castelo Branco (182 km), antes da prova cruzar a fronteira. Segundo a organização da Volta a Espanha em bicicleta, o objetivo passa por reforçar a internacionalização do evento e potenciá-lo como um dos grandes acontecimentos desportivos mundiais, alicerçado numa cooperação transfronteiriça que permitirá dar a conhecer não só os principais pontos turísticos já estabelecidos, mas também os territórios e lugares por onde passará a prova, com os seus múltiplos e aliciantes pontos de interesse.

A Vuelta 2024 terminará a 8 de Setembro em Madrid e será o maior evento desportivo alguma vez realizado no concelho de Ourém, constituindo uma enorme ação promocional do nosso concelho, com capacidade para divulgar os principais recursos turísticos oureenses junto de milhões de pessoas. Como anteriormente referido pelo Presidente Luís Miguel Albuquerque, “é uma grande conquista para o Município de Ourém”, que coloca “Ourém no centro do Mundo”.

Leia também...

Proteção Civil retira helicóptero de Pernes e reposiciona-o em Ponte de Sor

A Proteção Civil adiantou hoje à agência Lusa que decidiu retirar do heliporto de Pernes, no distrito de Santarém, o helicóptero de combate a…

Motorizadas de todas as idades no XII ‘Tira Ferrugem’ em Ourém

139 motorizadas de todas as idades percorreram as estradas do concelho de Ourém, no domingo, 15 de Setembro, durante o XII ‘Tira Ferrugem’, organizado…

Diocese de Santarém identificou 400 espaços e 216 famílias de acolhimento

A diocese de Santarém identificou, até ao momento, 393 espaços e 216 famílias disponíveis para acolherem jovens que participem na Jornada Mundial da Juventude…

Arte urbana nas escolas de Coruche com Francisco Camilo

Francisco Camilo, pintor e graffiter scalabitano realizou duas intervenções artísticas em colaboração com a Escola Profissional de Coruche (EPC) e a Escola Secundária de…