A Câmara de Tomar editou o livro “Tomar – A comunidade judaica – Entre as teias do judaísmo e do catolicismo”, de Maria José Ferro Tavares, “um trabalho de pesquisa aprofundado sobre a comunidade judaica da cidade”.

Em comunicado, a município afirma que o livro conta com trabalho gráfico da Glorybox, que foi responsável pela concepção do Núcleo Interpretativo da Sinagoga de Tomar, e que se insere numa “política editorial consistente, que tem trazido a público, nos últimos anos, um conjunto de obras significativas com perspectivas originais sobre a imensa riqueza histórica e patrimonial do concelho”.

Para a autora, historiadora e professora, “este foi também um livro marcante e fundamental, mas, ao mesmo tempo, doloroso pela temática violenta [Inquisição] e, acima de tudo, pela percepção de como as denúncias da prática do judaísmo partiam muitas vezes do interior das próprias famílias dos acusados”, acrescenta a nota.

Leia também...

Sociedade Recreativa Operária recebe palestra de Cosmosofia

A Sociedade Recreativa Operária de Santarém recebe uma palestra de Cosmosofia no próximo dia 20 de Maio, pelas 20h30. A palestra será ministrada por…

Festas em honra de Nossa Senhora da Glória em Glória do Ribatejo de 24 a 27 de Agosto

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Glória decorrem de 24 a 27 de Agosto na Glória do Ribatejo com espectáculos musicais, exposições,…

Carlos Vaz Marques em “Literatura de Viagem” no Museu Nacional Ferroviário

Carlos Vaz Marques, conhecido pelo seu papel de moderador no programa Governo Sombra e pelas entrevistas na TSF, convida Raquel Ochoa, Francisco José Viegas…

Tomar promove programação cultural “Antivírus”

O Município de Tomar vai promover uma programação cultural alternativa, como consequência do encerramento de espaços culturais e de lazer. A autarquia acredita desta…