A Câmara de Tomar editou o livro “Tomar – A comunidade judaica – Entre as teias do judaísmo e do catolicismo”, de Maria José Ferro Tavares, “um trabalho de pesquisa aprofundado sobre a comunidade judaica da cidade”.

Em comunicado, a município afirma que o livro conta com trabalho gráfico da Glorybox, que foi responsável pela concepção do Núcleo Interpretativo da Sinagoga de Tomar, e que se insere numa “política editorial consistente, que tem trazido a público, nos últimos anos, um conjunto de obras significativas com perspectivas originais sobre a imensa riqueza histórica e patrimonial do concelho”.

Para a autora, historiadora e professora, “este foi também um livro marcante e fundamental, mas, ao mesmo tempo, doloroso pela temática violenta [Inquisição] e, acima de tudo, pela percepção de como as denúncias da prática do judaísmo partiam muitas vezes do interior das próprias famílias dos acusados”, acrescenta a nota.

Leia também...

Taberna Ó Balcão vence categoria Cozinha Tradicional nos “Prémios Grandes Escolhas”

A Taberna Ó Balcão voltou a vencer um prémio nacional, desta feita na categoria de Cozinha Tradicional nos “Prémios Grandes Escolhas”, atribuídos pela revista…

Sábado há visita guiada temática “360º na Alcáçova”

A visita guiada temática do próximo sábado, inserida na programação de verão que decorre no centro histórico de Santarém até 23 de Setembro, será…

Central do Caldeirão recebe lançamento do Livro “Uma história da eletricidade em Torres Novas”

A Central do Caldeirão, em Torres Novas, vai receber o lançamento do livro “Uma história da eletricidade em Torres Novas, no próximo sábado, dia…

Grupo Onomástico “Os Mários” celebra 30 anos

O Grupo Onomástico “Os Mários” realizou no passado dia 19 de Janeiro, o almoço/convívio dos 30 anos da associação, em Alpiarça. A reunião teve…