A Câmara de Tomar editou o livro “Tomar – A comunidade judaica – Entre as teias do judaísmo e do catolicismo”, de Maria José Ferro Tavares, “um trabalho de pesquisa aprofundado sobre a comunidade judaica da cidade”.

Em comunicado, a município afirma que o livro conta com trabalho gráfico da Glorybox, que foi responsável pela concepção do Núcleo Interpretativo da Sinagoga de Tomar, e que se insere numa “política editorial consistente, que tem trazido a público, nos últimos anos, um conjunto de obras significativas com perspectivas originais sobre a imensa riqueza histórica e patrimonial do concelho”.

Para a autora, historiadora e professora, “este foi também um livro marcante e fundamental, mas, ao mesmo tempo, doloroso pela temática violenta [Inquisição] e, acima de tudo, pela percepção de como as denúncias da prática do judaísmo partiam muitas vezes do interior das próprias famílias dos acusados”, acrescenta a nota.

Leia também...

Concerto de Cordis & Vitorino dá início à temporada 2019 do In.St

A Praça de Sá da Bandeira recebe o primeiro espectáculo do In.Str, o concerto de Cordis & Vitorino, no dia 20 de Junho, pelas…

Carlos Amado expõe “Destruição das Cidades” no Fórum Mário Viegas

O artista plástico Carlos Amado inaugurou no sábado (dia 6), pelas 17h30, no Fórum Actor Mário Viegas do Centro Cultural Regional de Santarém a…

“Levanta-te e Ri” volta ao Cartaxo no dia 26 de Maio

Alexandre Santos, João Dantas, Fernando Rocha, Luana do Bem, Luís Filipe Borges, Pedro Durão e o carismático apresentador Marco Horácio trazem o programa “Levanta-te…

Nova-iorquina Sarah McCoy actua a 1 de Novembro no Teatro Sá da Bandeira

A cantora, pianista e compositora nova-iorquina Sarah McCoy actua no dia 1 de Novembro no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém. A artista apresenta…