A Câmara de Tomar editou o livro “Tomar – A comunidade judaica – Entre as teias do judaísmo e do catolicismo”, de Maria José Ferro Tavares, “um trabalho de pesquisa aprofundado sobre a comunidade judaica da cidade”.

Em comunicado, a município afirma que o livro conta com trabalho gráfico da Glorybox, que foi responsável pela concepção do Núcleo Interpretativo da Sinagoga de Tomar, e que se insere numa “política editorial consistente, que tem trazido a público, nos últimos anos, um conjunto de obras significativas com perspectivas originais sobre a imensa riqueza histórica e patrimonial do concelho”.

Para a autora, historiadora e professora, “este foi também um livro marcante e fundamental, mas, ao mesmo tempo, doloroso pela temática violenta [Inquisição] e, acima de tudo, pela percepção de como as denúncias da prática do judaísmo partiam muitas vezes do interior das próprias famílias dos acusados”, acrescenta a nota.

Leia também...

Centro de Investigação publica livro sobre a “História de Santarém”

O Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS) apresenta, no domingo à tarde, no Convento de S. Francisco, em Santarém, a “História de Santarém”,…

“Esperamos estimular novos olhares que abram novos horizontes aos públicos do concelho”

O Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude (FITIJ/FITAIJ) está a realizar-se em Santarém desde a passada quarta-feira, prolongando-se até…

Fátima teve 6,3 milhões de peregrinos em 2019, menos 700 mil que em 2018

O Santuário de Fátima recebeu em 2019 cerca de 6,3 milhões de peregrinos, menos 700 mil que no ano anterior, revelaram os responsáveis por…

Tributo a Salgueiro Maia abre comemorações do 25 de Abril em Santarém

Um “tributo a Salgueiro Maia” abre, na quarta-feira, o programa das comemorações do 25 de Abril em Santarém, que repete a reconstituição, na noite…