A Câmara de Tomar editou o livro “Tomar – A comunidade judaica – Entre as teias do judaísmo e do catolicismo”, de Maria José Ferro Tavares, “um trabalho de pesquisa aprofundado sobre a comunidade judaica da cidade”.

Em comunicado, a município afirma que o livro conta com trabalho gráfico da Glorybox, que foi responsável pela concepção do Núcleo Interpretativo da Sinagoga de Tomar, e que se insere numa “política editorial consistente, que tem trazido a público, nos últimos anos, um conjunto de obras significativas com perspectivas originais sobre a imensa riqueza histórica e patrimonial do concelho”.

Para a autora, historiadora e professora, “este foi também um livro marcante e fundamental, mas, ao mesmo tempo, doloroso pela temática violenta [Inquisição] e, acima de tudo, pela percepção de como as denúncias da prática do judaísmo partiam muitas vezes do interior das próprias famílias dos acusados”, acrescenta a nota.

Leia também...

Sessões de cinema no Entroncamento para combater isolamento e solidão

O Município do Entroncamento está a promover várias sessões de cinema português. O objectivo da autarquia é promover o combate ao isolamento e à…

Mestre Rui Fernandes abre as portas do atelier aos alunos da Academia Sénior da Golegã

Numa sociedade em que se privilegia a juventude e a produtividade é relativamente fácil difundirem-se estereótipos menos positivos relativamente ao envelhecimento.A eles está associado,…

Biblioteca da Chamusca tem novo portal na internet

A Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva, na Chamusca, tem presença renovada na internet, através de um novo portal onde de uma forma simples…

Aulas públicas de Carrilhão estão de volta a Constância

O Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão (CICO) vai retomar as aulas públicas de Carrilhão todas as últimas sextas-feiras do mês, junto ao…