A Câmara de Tomar editou o livro “Tomar – A comunidade judaica – Entre as teias do judaísmo e do catolicismo”, de Maria José Ferro Tavares, “um trabalho de pesquisa aprofundado sobre a comunidade judaica da cidade”.

Em comunicado, a município afirma que o livro conta com trabalho gráfico da Glorybox, que foi responsável pela concepção do Núcleo Interpretativo da Sinagoga de Tomar, e que se insere numa “política editorial consistente, que tem trazido a público, nos últimos anos, um conjunto de obras significativas com perspectivas originais sobre a imensa riqueza histórica e patrimonial do concelho”.

Para a autora, historiadora e professora, “este foi também um livro marcante e fundamental, mas, ao mesmo tempo, doloroso pela temática violenta [Inquisição] e, acima de tudo, pela percepção de como as denúncias da prática do judaísmo partiam muitas vezes do interior das próprias famílias dos acusados”, acrescenta a nota.

Leia também...

Entroncamento recebe Exposição Coletiva dos Alunos de Artes da Universidade Sénior

A Galeria Municipal do Entroncamento, acolhe entre os dias 24 de Maio e 5 de Junho, a Exposição Coletiva dos Alunos de Artes da…

Teatro Virgínia assinala 67.º aniversário do actual edifício com concerto gratuito

O Teatro Virgínia assinala o 67.º aniversário do seu atual edifício com um concerto gratuito de Cachorro sem dono, projeto que une o DJ…

Convento de S. Francisco recebe espectáculo ‘Passo Infinitos’ no Dia Mundial da Dança

O Conservatório de Música de Santarém apresenta o espectáculo “Passos Infinitos”, no próximo dia 29 de Abril, no Concelho de S. Francisco. O evento…

Filarmónica de Pontével cria espectáculo para celebrar os 14 anos do Centro Cultural do Cartaxo

A Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense (SFIP) está a criar o espectáculo inédito que vai estrear no palco do Centro Cultural do Cartaxo, no dia…