A Câmara de Tomar editou o livro “Tomar – A comunidade judaica – Entre as teias do judaísmo e do catolicismo”, de Maria José Ferro Tavares, “um trabalho de pesquisa aprofundado sobre a comunidade judaica da cidade”.

Em comunicado, a município afirma que o livro conta com trabalho gráfico da Glorybox, que foi responsável pela concepção do Núcleo Interpretativo da Sinagoga de Tomar, e que se insere numa “política editorial consistente, que tem trazido a público, nos últimos anos, um conjunto de obras significativas com perspectivas originais sobre a imensa riqueza histórica e patrimonial do concelho”.

Para a autora, historiadora e professora, “este foi também um livro marcante e fundamental, mas, ao mesmo tempo, doloroso pela temática violenta [Inquisição] e, acima de tudo, pela percepção de como as denúncias da prática do judaísmo partiam muitas vezes do interior das próprias famílias dos acusados”, acrescenta a nota.

Leia também...

“Um livro é sempre o melhor amigo, o melhor conselheiro, o melhor mestre”

A obra “Fruto da Sociedade”, do autor escalabitano Victor Gomes, é uma das nomeadas para o prémio atribuído pela editora Cordel d´Prata na Gala…

Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude regressa a Santarém

A 16.ª edição do FITAIJ – Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude realiza-se de 05 a 10 de Outubro,…

Aqui Há Gato eleita “Livraria Preferida” dos portugueses

A livraria Aqui Há Gato, em Santarém, foi eleita “Livraria Preferida” dos portugueses, na votação promovida pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).…

Tomar celebra este sábado D. Gualdim Pais

Tomar associa-se no próximo sábado às celebrações dos 900 anos do nascimento de D. Gualdim Pais que, sob o título genérico de Jornadas Gualdinianas,…