A Câmara de Tomar editou o livro “Tomar – A comunidade judaica – Entre as teias do judaísmo e do catolicismo”, de Maria José Ferro Tavares, “um trabalho de pesquisa aprofundado sobre a comunidade judaica da cidade”.

Em comunicado, a município afirma que o livro conta com trabalho gráfico da Glorybox, que foi responsável pela concepção do Núcleo Interpretativo da Sinagoga de Tomar, e que se insere numa “política editorial consistente, que tem trazido a público, nos últimos anos, um conjunto de obras significativas com perspectivas originais sobre a imensa riqueza histórica e patrimonial do concelho”.

Para a autora, historiadora e professora, “este foi também um livro marcante e fundamental, mas, ao mesmo tempo, doloroso pela temática violenta [Inquisição] e, acima de tudo, pela percepção de como as denúncias da prática do judaísmo partiam muitas vezes do interior das próprias famílias dos acusados”, acrescenta a nota.

Leia também...

Museu Diocesano de Santarém reabre com medidas de segurança

O Museu Diocesano de Santarém (MDS) reabriu hoje ao público, cumprindo as determinações da Direção-Geral da Saúde, sendo o Dia Internacional dos Museus assinalado…

Espectáculo para famílias no próximo sábado no Teatro Sá da Bandeira

“AH! AH! AH!” apresenta-se no Teatro Sá da Bandeira (TSB), no próximo sábado, dia 8 de Fevereiro, pelas 16h00, para trazer até às famílias…

‘ZêzerArts’ leva música erudita a monumentos do Médio Tejo e região Centro

O festival de música erudita ZêzereArts oferece, de 15 de Julho a 04 de Agosto, em Ferreira do Zêzere, Tomar, Vila Nova da Barquinha…

VÍDEO | Grupo FIFCA lança documentário sobre participação em festival russo

O Grupo de Danças Folclóricas FIFCA, representou, em Novembro de 2019, Portugal no 12º Festival Internacional de Folclore «INTERFOLK in Russia». O grupo foi…