A Câmara de Tomar editou o livro “Tomar – A comunidade judaica – Entre as teias do judaísmo e do catolicismo”, de Maria José Ferro Tavares, “um trabalho de pesquisa aprofundado sobre a comunidade judaica da cidade”.

Em comunicado, a município afirma que o livro conta com trabalho gráfico da Glorybox, que foi responsável pela concepção do Núcleo Interpretativo da Sinagoga de Tomar, e que se insere numa “política editorial consistente, que tem trazido a público, nos últimos anos, um conjunto de obras significativas com perspectivas originais sobre a imensa riqueza histórica e patrimonial do concelho”.

Para a autora, historiadora e professora, “este foi também um livro marcante e fundamental, mas, ao mesmo tempo, doloroso pela temática violenta [Inquisição] e, acima de tudo, pela percepção de como as denúncias da prática do judaísmo partiam muitas vezes do interior das próprias famílias dos acusados”, acrescenta a nota.

Leia também...

Nuno Barroso celebra 20 anos de Canções em concerto no Teatro Virgínia

Nuno Barroso vai celebrar 20 anos de canções num concerto comemorativo com os AlémMar, no palco do Teatro Virgínia, em Torres Novas. O espetáculo…

Coruche inaugura monumento de homenagem aos Combatentes da Guerra do Ultramar

O monumento de homenagem aos Combatentes da Guerra do Ultramar foi inaugurado no dia 26 de Junho, no Jardim 25 de Abril, em Coruche.…

Centro Cultural Regional promove concerto com a Orquestra Académica da Universidade de Lisboa e Arraial

O Centro Cultural Regional de Santarém (CCR) promove, na sua actividade do mês de Julho, duas iniciativas culturais na cidade de Santarém. No dia…

Mostra Nacional Jovens Criadores leva a Santarém três dias de programação cultural gratuita

De 21 a 23 de Novembro, a iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude, organizada pelo Gerador, em parceria com a Câmara Municipal…