A Câmara de Tomar editou o livro “Tomar – A comunidade judaica – Entre as teias do judaísmo e do catolicismo”, de Maria José Ferro Tavares, “um trabalho de pesquisa aprofundado sobre a comunidade judaica da cidade”.

Em comunicado, a município afirma que o livro conta com trabalho gráfico da Glorybox, que foi responsável pela concepção do Núcleo Interpretativo da Sinagoga de Tomar, e que se insere numa “política editorial consistente, que tem trazido a público, nos últimos anos, um conjunto de obras significativas com perspectivas originais sobre a imensa riqueza histórica e patrimonial do concelho”.

Para a autora, historiadora e professora, “este foi também um livro marcante e fundamental, mas, ao mesmo tempo, doloroso pela temática violenta [Inquisição] e, acima de tudo, pela percepção de como as denúncias da prática do judaísmo partiam muitas vezes do interior das próprias famílias dos acusados”, acrescenta a nota.

Leia também...

Para Vós e NANA NANA são os próximos espectáculos do projecto Santarém Cultura

O Teatro Sá da Bandeira, amanhã, dia 6 de Junho, às 15h00, e no dia 7 de Junho, às 21h30, recebe Para vós, de…

Tertúlia reúne criadores em reflexão sobre realidade no concelho de Santarém

A Sociedade Recreativa Operária (SRO) recebe, na quinta-feira à noite, a tertúlia “Bocas de Cenas”, inserida no Mês do Teatro, em Santarém, sobre a…

‘Quem Canta, Reza Duas Vezes’, dia 29 na Igreja da Praia do Ribatejo

Lá diz o povo que “quem canta seus males espanta” e é bem verdade que cantar pode ser uma das melhores formas para alcançar…

Comédia, música e teatro abrem programa cultural de 2022 em Almeirim

Fernando Rocha, Mafalda Veiga, a peça de teatro ‘Ai a minha filha’, St. Dominic Gospel Choir e Seven Dixie são os espectáculos anunciados durante…