No próximo dia 26 de Junho, pelas 17H00, será lançado, na Praça do Peixe, em Torres Novas, o catálogo da exposição «José Vassalo. Um mausoléu singular», no dia do encerramento desta mostra de arte cuja curadoria teve a assinatura de Margarida Elias e Raquel Henriques da Silva e que foi promovida conjuntamente pelo Município de Torres Novas e pela família do artista. Durante a sessão, haverá um momento musical com a participação dos alunos do Conservatório de Música do Choral Phydellius.

A exposição dedicada ao pintor com raízes familiares e profissionais em Torres Novas abriu no dia 26 de Março, na Praça do Peixe. Os serviços educativos do Museu Municipal Carlos Reis desenvolveram numerosas oficinas artísticas com as crianças das nossas escolas, tendo estas oficinas constituído uma parte relevante da iniciativa.

Nascido em Lisboa em 1944 e falecido na mesma cidade em 2016, doutorado em matemática pela Universidade de Paris, professor catedrático na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o artista manteve praticamente secreta uma obra pictórica só acessível a alguns amigos e familiares. O catálogo reflete o trabalho exposto, em que foram incluídos vários trabalhos exemplificativos da grande qualidade estética que atingiu, das séries que o próprio dividiu em retratos, músicos, cavalos, paisagens e outros. Entre os trabalhos expostos e reproduzidos no catálogo estão obras da coleção da família, mas também várias obras doadas ao Município de Torres Novas, e uma das obras da doação ao Município de Sintra, doações essas feitas in memoriam do seu tio, Manuel Vieira Borga Sobrinho.

O texto do catálogo é da autoria da investigadora Margarida Elias. Esta obra conta ainda com a publicação de um texto inédito de José Vassalo, intitulado «Pintura…».

Leia também...

Lançamento do livro “As Memórias da Cidade de Santarém” de Teresa Lopes Moreira

Teresa Lopes Moreira, administradora do Jornal Correio do Ribatejo, professora e historiadora, reuniu em livro 53 textos escritos e publicados no Correio do Ribatejo…

Festival de Handpan de 08 a 10 de março em Santarém

A Casa do Campino, em Santarém, vai acolher, de 8 a 10 de Março, o primeiro Festival de Handpan que se realiza em Portugal…

Hotel Europa recolhe histórias de amor do período colonial para peça a estrear em Fevereiro

Os directores da companhia Hotel Europa instalaram-se na aldeia de Pontével, no concelho do Cartaxo, para ouvirem histórias de amor passadas no período colonial,…

Reconhecida “Utilidade Pública” à associação cultural Ephemera

Por despacho publicado no Diário da República, na passada semana, foi reconhecido o estatuto de “Utilidade Pública” à Associação Cultural Ephemera, com sede na…