Este sábado, dia 21 de Janeiro, às 18 horas, na Igreja da Meia Via, será lançado o livro intitulado «Do divino, um compromisso e uma capela na Meia Via».

A obra inclui o fac-simile do manuscrito do livro do Compromisso do Espírito Santo da Meia Via, datado de 1668. A análise técnica dos fólios, do ponto de vista da conservação é da responsabilidade de Joana Rosa, a transcrição paleográfica é um trabalho de José Lúcio Mendes, enquanto a coordenação científica, a investigação e o texto são de Paulo Renato Gregório, também autor das fotografias actuais. As fotografias antigas provêm do arquivo de José Lúcio Mendes.

Após a cerimónia de lançamento do livro, seguir-se-á a apresentação da réplica da imagem da Santíssima Trindade, feita a partir da escultura original que integra o acervo do Museu Municipal de Torres Novas.

Ambos os projectos foram apoiados por Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e integrados numa candidatura de programação cultural em rede que envolveu os municípios de Alenquer, Torres Novas e Vagos e que foi intitulada «Em nome do Espírito Santo», visando a promoção e desenvolvimento do património cultural, nas suas dimensões imaterial, etnográfica, artística e arquitectónica, tendo por base o culto e as festas do Espírito Santo.

Leia também...

Município dá Boas Vindas aos professores das escolas de Santarém

Para assinalar o início do ano lectivo de 2022-2023 e o Dia…
Foto: Lusa

“Igreja não tem portas, para que todos possam entrar” – Papa

O Papa Francisco disse hoje, em Fátima, que “a Igreja não tem…

O país dos 3 F´s … Por Ricardo Segurado

Durante longas décadas, na vigência do Estado Novo liderado por António de…

Atleta do Clube Náutico de Salvaterra de Magos apurado para Campeonato da Europa

Carlos Nunes, atleta do Clube Náutico de Salvaterra de Magos, foi apurado…