A cantora Lena D’Água regressa a Santarém para um concerto na noite de 12 de Fevereiro no Teatro Sá da Bandeira, a partir das 21h30. O espectáculo que já se encontra esgotado, faz parte da digressão que trouxe a artista de volta aos palcos nacionais com a digressão de ‘Tropical Glaciar’.
Novo cinema vindo de África no TSB
Quarta-feira, 19 de Fevereiro, o Teatro Sá da Bandeira, recebe a partir das 21h30, mais uma sessão de cinema, desta vez com o filme, ‘Banel e Adama’, um drama realizado, em 2023, por Ramata-Toulaye Sy, numa produção conjunta entre países como o Qatar, Senegal, Mali e França.
A história parte do relacionamento entre as personagens de Banel e Adama, interpretados pelos jovens não-actores Khady Mane e Mamadou Diallo. Sem nunca terem saído da sua pequena aldeia senegalesa, onde nasceram, e apesar de serem muito diferentes, eles estão apaixonados um pelo outro e dispostos aos maiores sacrifícios para viverem o seu amor.
Mas, para que isso seja possível, terão de enfrentar a desaprovação dos outros habitantes da aldeia. Escolhido para competir no Festival de Cinema de Cannes, este drama sobre tradição e liberdade de escolha, marca a estreia em realização de longa-metragem da realizadora franco-senegalesa Ramata-ToulayeSy.
‘Coro dos Amantes’, primeira peça de Tiago Rodrigues no TSB
‘Coro dos Amantes’, a primeira peça de teatro escrita por Tiago Rodrigues, sobe ao palco do Teatro Sá da Bandeira na noite de 22 de Fevereiro, a partir das 21h30. Com co-criação e interpretação assegurada por Cláudia Gaiolas e Tónan Quito, ‘Coro dos Amantes’ foi estreada na Culturgest, em 2007. É uma peça coral, uma narrativa lírica onde um jovem casal conta, a duas vozes, a situação de vida ou morte que está a experienciar quando um deles deixa de poder respirar. Simultaneamente, os dois actores e amantes vão-nos contando versões ligeiramente diferentes dos mesmos acontecimentos, celebrando a força vital do amor quando tudo o resto é posto em causa e quando já não sabemos como proceder com normalidade.
Em 2021, Tiago Rodrigues regressou a esta peça e acrescentou uma ‘canção’”, e decide escrever sobre a passagem do tempo e o que se segue na vida dos amantes.
Santarém recebe peças clássicas do teatro nacional
Nos dias 26, 27 e 28 de Fevereiro, o Convento de São Francisco, recebe a visita do Teatro Actus que vem apresentar, exclusivamente ao público escolar escalabitano, três peças que fazem parte da história dramaturgia portuguesa: ‘Auto da Barca do Inferno’, ‘Frei Luís de Sousa’ e ‘Uma Farsa de Inês Pereira’, todas da autoria de Gil Vicente, nome incontornável do teatro nacional.
O Teatro Actus surgiu em 2002, pela mão de profissionais com vasta experiência em teatro didáctico, aliando tradição e modernidade, propondo uma concepção inovadora das peças didácticas ancorada no texto original, especialmente pensada para formar um público jovem. Num só acto, o Teatro Actus oferece o palco para um espectáculo repleto de vida, movimento, imaginação, e para uma aprendizagem lúdica dos textos de grandes autores portugueses.