A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e a CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, dinamizaram na região o projecto financiado Lezíria + Sustentável, que teve como objectivo dinamizar acções no âmbito da economia circular e encontrar soluções para a criação de negócios mais sustentáveis. O encerramento aconteceu na Chamusca, no dia 03 de Outubro, em parceria com o Eco Parque do Relvão e com o Município da Chamusca, no âmbito da sessão Agendas Locais para a Gestão de Recursos. O Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, foi o convidado de honra.

A presença do Eco Parque do Relvão, freguesia da Carregueira, concelho da Chamusca, deu mote, em 2016, à realização do I Agendas Locais para a Gestão de Recursos. Este ano, pela sua natureza, o evento voltou a realizar-se, no dia 03 de Outubro, desta vez com a parceria da NERSANT e da CIMLT, no âmbito do projecto financiado pela União Europeia, Lezíria + Sustentável, que tem vindo a realizar trabalho de sensibilização junto das empresas no âmbito da economia circular e da sustentabilidade. Esta parceria permitiu que a sessão de encerramento do projecto acontecesse em conjunto com o Fórum Agendas Locais, pelo que foi assim possível aos promotores apresentar o projecto, as suas actividades, medidas e resultados, junto dos stakeholders.

A sessão iniciou com Paulo Queimado, Presidente da Câmara Municipal da Chamusca e da AEPR – Associação Eco Parque do Relvão, que começou por referir a primeira edição do encontro Agendas Locais, de onde saíram duas conclusões fundamentais para o crescimento do Eco Parque do Relvão: a criação de uma associação para a sua gestão e a melhoria das acessibilidades. “Este primeiro encontro resultou, efectivamente, no renascimento da AEPR, estando este desígnio cumprido. Quanto às questões das acessibilidades, que temos defendido, estamos em crer que é desta vez que se vai concluir o fecho do IC3, passo muito importante para a Chamusca e para o país”, referiu Paulo Queimado, na sua intervenção, não esquecendo ainda o já conhecido problema da Ponte da Chamusca, “onde não se cruzam dois carros pesados”.

O Presidente da Câmara Municipal da Chamusca felicitou ainda a CIMLT, da qual o seu Município faz parte, e a NERSANT pela dinamização do projecto Lezíria + Sustentável. “Com este projecto tentámos encontrar com os empresários da região, modelos de simbioses industriais para a sustentabilidade do uso de recursos. No fundo este é um projecto que vai ao encontro do Eco Parque do Relvão e da sua necessidade de crescimento”.

A Presidente da Direcção da NERSANT, Maria Salomé Rafael, referiu que a NERSANT tem tentado, “em parceria e de uma forma pedagógica, melhorar as competências das nossas empresas relativamente à economia circular e à sustentabilidade”, e afirmou que “este foi realmente o desígnio do projecto Lezíria + Sustentável que nos permitiu, com fundos da União Europeia, sensibilizar as empresas para esta temática”. O balanço do projecto, comunicou ainda, é bastante positivo. “O tema da economia circular e sustentabilidade está já na agenda regional e nacional. No entanto, surpreendeu-nos o facto de tantas empresas terem aderido a este projecto e às acções que o mesmo tem vindo a dinamizar na região”, concluiu a dirigente associativa.

Carlos Martins, Secretário de Estado do Ambiente, foi o convidado de honra do encontro. Tendo estado na primeira edição do evento, o representante do Governo congratulou-se, em primeiro lugar, com o trabalho feito pela AEPR – um dos desafios lançados na anterior edição do evento – e referiu-se ao segundo objectivo, que diz respeito à melhoria das acessibilidades: “embora de forma mais lento, este caminho está a ser trilhado. Sabemos que as acessibilidades são fundamentais para que o Eco Parque do Relvão se possa afirmar no futuro. É um tema que não caiu em saco roto”, assegurou Carlos Martins.

O evento prosseguiu com a realização de diversos painéis no âmbito da temática. No primeiro – Plano de Acção para a Economia Circular: Papel dos Agentes Locais e Regionais – deram o seu contributo Inês Costa, Adjunta do Ministério do Ambiente, Ana Sofia Vaz, Assessora do Conselho Directivo da APA, Paulo Lemos, Perito Nacional de Economia Circular na SEE EU e Pedro Afonso Paulo, Administrador do CITRI e da PRORESI.

No âmbito do tema Modelos de Cooperação Regionais, foram ouvidos, sob moderação de Jorge Pulido Valente, Vice-Presidente da CCDR Alentejo, Domingos Saraiva, Director-Geral da AEPR, Miguel Borralho, Director-Geral da ZILS Global Parques e João Gil Pedreira, Consultor NERSANT. Este último apresentou as oportunidades de criação de redes de circularidade, potenciadoras de cooperação e coopetição, identificadas pela associação empresarial para a região.

Já da parte da tarde, os trabalhos iniciaram pela temática Comunidades de Energia: Oportunidades para áreas industriais. Neste painel, intervieram João de Jesus Ferreira, Engenheiro Conselheiro e Especialista em Energia e Paulo Preto dos Santos, Director-Geral da Termogreen.

Factores de Competitividade Regionais foi o assunto seguinte em cima da mesa, e que contou com o testemunho de Filipe Serzedelo, Presidente da Comissão Executiva EGEO SGPS (SISAV), Manuel Simões, Representante da ECODEAL, João Rodrigues, Representante da ANEXORDEM e Ana Carina Costa, da NERSANT. Esta última intervenção deu a conhecer as principais actividades do Lezíria + Sustentável, bem como os casos de sucesso empresarial na simbiose sustentabilidade e rentabilidade, identificados ao abrigo do projecto.

De referir que Lezíria + Sustentável é um projecto promovido pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e pela CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, financiado pelo Portugal 2020 no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo. Teve como objectivo dinamizar actividades e ferramentas que contribuem para o reforço da capacidade empresarial das PME’s através do incremento de competências, da facilitação de informação relevante e do estímulo à realização de diagnósticos precoces e da realização de escolhas estratégicas que conduzam à melhoria dos níveis de produtividade e da capacidade de criação de valor. Ao abrigo deste projecto, para além de estudos, workshops e outras actividades de sensibilização, foi lançada uma ferramenta gratuita para suporte à criação de planos estratégicos de circularidade.

Leia também...

Falcoaria Colheita Tardia 2016 eleito Escolha da Imprensa 2021

Concurso Grandes Escolhas distinguiu os melhores vinhos do ano, em prova cega.

Candidaturas abertas para transformar e comercializar produtos agrícolas em Abrantes, Constância e Sardoal

Está aberto, a partir de dia 01 de Agosto, o período de…
Foto Ilustrativa

Empresas do distrito de Santarém estimam precisar de seis meses para normalizar

A maioria das 146 empresas que responderam a um inquérito da Associação…

Restaurante de ‘fast-food’ oferece refeições aos profissionais de saúde

A cadeia de restaurantes McDonald’s está desde quinta-feira, 19 de Março, a…