No âmbito do projecto Lezíria + Sustentável, dinamizado pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e pela CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, foi desenvolvida uma ferramenta gratuita para apoio à criação de planos estratégicos de circularidade (riscos e oportunidades).

A Ferramenta de Diagnóstico e Auto-Avaliação foi desenhada de maneira a permitir que cada empresa utilizadora, num espaço de 15 a 20 minutos, perceba, através de um teste, as vertentes no âmbito da sustentabilidade e circularidade em que se encontra num estágio avançado, as vertentes em que ainda há espaço para melhorar, e ainda as oportunidades para atingir estágios de sustentabilidade e circularidade mais avançados.

Para além disso, a ferramenta combina ainda as preocupações de Sustentabilidade e Rentabilidade, uma vez que inclui aspetos de aumento de vendas (volume e/ou preço), aumentos de margens e/ou reduções de custos em todas as suas secções.

A ferramenta guia as empresas na resposta a questões específicas a cada um dos quatro macro-setores identificados como mais representativos da região, nomeadamente, o sector Agroflorestal (com ênfase no Agroindustrial), o sector da Metalomecânica, o sector dos Transportes e Logística e o sector Ambiente e Resíduos. Respondidas as questões em função da área de actividade, as empresas obtêm como resultado, uma primeira base para a elaboração de um relatório de sustentabilidade, bem como pistas sobre o que podem ser os próximos passos nesta matéria.

Para mais informações sobre o projecto – ou sobre a Ferramenta de Diagnóstico e Auto-Avaliação – os interessados devem contactar a NERSANT através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500. Importa ainda referir que a ferramenta está já operacional, podendo as empresas iniciar o seu diagnóstico de sustentabilidade e circularidade através da consulta ao portal do projeto Lezíria + Sustentável, em leziria-sustentavel.nersant.pt.

O Lezíria + Sustentável é um projecto promovido pela NERSANT e pela CIMLT, financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo.

Leia também...

Santarém tem três casas de renda acessível a sorteio

As candidaturas podem ser submetidas até 24 de Janeiro de 2022

Mercadona cria 65 novos empregos com abertura de nova loja em Santarém

Em 2022.

Mercadona constrói maior bloco logístico da empresa em Almeirim

A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, anunciou que vai construir um…

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…