Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

O concurso público para a empreitada de requalificação da ligação entre a Estrada Nacional 114 e a A15, em Rio Maior, no valor de 6 milhões de euros, foi hoje publicado em Diário da República. A informação foi revelada em comunicado pela Infraestruturas de Portugal (IP).

Na nota, a IP lembra que a empreitada surge no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na vertente das Áreas de Acolhimento Empresarial (AAE) – Acessibilidades Rodoviárias.

“Com um investimento estimado de 6 milhões de euros e um prazo de execução de 420 dias, esta empreitada tem como objetivo a melhoria significativa das condições de acessibilidade, circulação e segurança, não só para o tráfego com origem e destino na zona industrial de Rio Maior, mas principalmente para veículos pesados e para o tráfego de passagem vindo da A15 que utiliza o eixo da EN114 como acesso a Rio Maior”, afirma a nota.

A intervenção vai incluir a construção de rotundas ao longo do traçado, para redução da velocidade, e a faixa de rodagem será ladeada por passeios, ciclovias e percurso mistos, estando igualmente previsto o reforço e/ou substituição dos equipamentos de sinalização, balizagem e segurança e a realização de trabalhos ao nível do pavimento e dos sistemas de drenagem existentes.

Serão, ainda, melhoradas algumas intersecções de estradas/ruas secundárias na EN114, que terão intervenções a nível de traçado, pavimentação, drenagem, sinalização, limpeza e/ou substituição de coletores de passagem sob serventia, acrescenta a nota.

Para a IP, o investimento irá promover as acessibilidades rodoviárias e reduzir custos de contexto, “fomentando a competitividade da região onde se insere, bem como das empresas que nela se fixem”.

A empreitada insere-se num conjunto de nove obras já lançadas no âmbito do PRR, que correspondem a um investimento de cerca de 81 milhões de euros, afirma a IP, empresa que “já assinou os três contratos de financiamento com a Estrutura de Missão Recuperar Portugal, num total de 394,8 milhões de euros”.

A requalificação da EN114 foi anunciada no passado dia 23 de março, numa cerimónia que contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, na qual foi assinado o contrato de 12,8 milhões de euros que vai permitir fazer do Parque de Negócios e da Zona Industrial de Rio Maior uma área energética A+, capaz de fornecer hidrogénio e de produzir energia fotovoltaica.

Leia também...

A Tentação do Mar: novo livro de Manuel Fernandes Vicente é apresentado esta sexta-feira

O escritor e jornalista Manuel Fernandes Vicente vai apresentar amanha, sexta-feira, 1 de dezembro, às 16h 30, no Cineteatro São João, no Entroncamento, o…

Policia Judiciária deteve individuo por burla conhecida por “Olá Pai / Olá Mãe”

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, no seguimento de uma denúncia, iniciou investigação, titulada pelo Ministério Público de Leiria,…

Abrantes entrega valor das entradas na pista de gelo e carrossel aos Bombeiros e Cruz Vermelha

O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, entregou esta segunda-feira, dia 20 de Janeiro, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de…

Subdimensionamento do Tribunal da Concorrência de Santarém põe em risco capacidade de resposta – juízas

O Tribunal da Concorrência, criado há 10 anos, na sequência do compromisso assumido pelo Estado português com a ‘troika’, está actualmente subdimensionado, pondo em…