As saudades dos avós, os superpoderes dos novos heróis, a aula do Presidente na televisão, as pantufas sempre nos pés, as viagens que ficaram por fazer, a praia que quisemos esticar, a festa de aniversário adiada… São alguns temas abordados neste livro para crianças dos 5 aos 11 anos, que convida os mais novos a reflectir e a desenhar como foi o ano de 2020, num exercício importante de expressão e partilha.

“Neste início de um novo ano, é essencial fazermos uma reflexão sobre o bom e o menos bom do ano que passou e nos marcou para sempre…. Permitir às crianças conversar e expressar o que sentiram e sentem, depois de 12 meses tão desafiantes”, é um dos objectivos da autora, Joana Brandão, licenciada em Psicologia.

Joana Brandão nasceu em Santarém, vive em Lisboa há mais de 20 anos, é mãe de um rapaz de 10 anos e de uma rapariga de 6 – o Lucas e a Inês, respectivamente – e foi com preocupação que viveu este ano, tal como aconteceu com outras mães, um pouco por todo o mundo.

PUBLICIDADE

Para além da sua formação, também a experiência na área de Educação e em ONG internacionais, que incluiu duas viagens marcantes, de voluntariado, a Cabo Verde e Argentina, influenciaram a decisão de terminar o ano de 2020 com o seu primeiro livro infantil editado. O desenho infantil era já uma paixão tendo sido o tema da sua monografia de final de curso, no ISPA.

Através do livro, Joana quer incentivar a partilha e o diálogo, convidando a um olhar atento de pais e educadores, neste início de ano, onde a saúde mental de todos é essencial para abraçarmos com esperança o 2021.

A ideia do livro “2020 na tua história” nasceu já no final do passado ano, num domingo de manhã e foi lido, ainda em esboço, ao Lucas, o filho mais velho da autora. A expressão emocionada do filho incentivou Joana a tornar o livro uma realidade que pudesse chegar a casa e ao coração de outras crianças. No dia seguinte, convidou, sem hesitar, a Ana Costa para o design e ilustração, e em poucos dias a obra nasceu.

Páginas das redes sociais onde pode acompanhar mais sobre este livro: www.facebook.com/joanab.livrosinfantis | www.instagram.com/joanalivrosinfantis/ Encomenda online para receber o livro em casa: https://bit.ly/2IzEG4K .

O livro está também à venda em Santarém, na livraria ‘Aqui há gato’.

PUBLICIDADE
Leia também...

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…

Condutor não respeita ordem de paragem e foge durante 25 km à GNR

Um homem de 31 anos foi detido e aguarda julgamento em prisão…