Realiza-se no próximo dia 5 de Março, pelas 15 horas, no Museu Agrícola de Riachos, a cerimónia de lançamento do livro Grupo de Cantares Populares «As Camponesas de Riachos».

A sessão contará com a presença das “Camponesas” e da artista e professora Célia Barroca, que irá apresentar uma pequena palestra subordinada ao tema da mulher camponesa. Numa altura em que se aproxima o Dia Internacional da Mulher, evocamos a vida das mulheres camponesas, lembramos a dureza do trabalho do campo e as dificuldades das suas vidas quotidianas.

Depois de outras publicações dedicadas ao historial de algumas das associações do concelho, nomeadamente de Riachos, este livro baseia-se num caderno de memórias do grupo “As Camponesas”, contendo apontamentos relativos às actuações e ao repertório do grupo.

Júlia Proença anotou estas memórias, que abrangem um período de tempo entre 2000 e 2015. O livro contém ainda um álbum com fotografias do grupo, em diversos momentos do seu percurso, grande parte delas provenientes também do seu arquivo. Ao Gabinete de Estudos e Planeamento Editorial (MTN) coube fazer o enquadramento histórico e sociológico do grupo de cantares.

Leia também...

Uma criança e um adulto feridos em despiste de ligeiro em Coruche

O despiste de um veículo ligeiro em Coruche provocou, no dia 1 de Julho, ferimentos graves em um adulto e ligeiros num menor de…

ANAM debate Descentralização em Santarém

A ANAM – Associação Nacional de Assembleias Municipais, realizou na passada 6ª feira mais uma edição do evento “ANAM em diálogo” que desta juntou…

Color Run leva a Almeirim a “noite mais colorida do ano”

A Associação Vinte Quilómetros de Almeirim e a Câmara Municipal daquela cidade organizam, no próximo dia 24 de Agosto, mais uma edição da ‘Color…

Câmara de Abrantes assegura que obras em ribeira seguem as “melhores práticas”

A Câmara de Abrantes, no distrito de Santarém, disse hoje que o projecto de requalificação da ribeira de Rio de Moinhos “está a ser…