Realiza-se no próximo dia 5 de Março, pelas 15 horas, no Museu Agrícola de Riachos, a cerimónia de lançamento do livro Grupo de Cantares Populares «As Camponesas de Riachos».

A sessão contará com a presença das “Camponesas” e da artista e professora Célia Barroca, que irá apresentar uma pequena palestra subordinada ao tema da mulher camponesa. Numa altura em que se aproxima o Dia Internacional da Mulher, evocamos a vida das mulheres camponesas, lembramos a dureza do trabalho do campo e as dificuldades das suas vidas quotidianas.

Depois de outras publicações dedicadas ao historial de algumas das associações do concelho, nomeadamente de Riachos, este livro baseia-se num caderno de memórias do grupo “As Camponesas”, contendo apontamentos relativos às actuações e ao repertório do grupo.

Júlia Proença anotou estas memórias, que abrangem um período de tempo entre 2000 e 2015. O livro contém ainda um álbum com fotografias do grupo, em diversos momentos do seu percurso, grande parte delas provenientes também do seu arquivo. Ao Gabinete de Estudos e Planeamento Editorial (MTN) coube fazer o enquadramento histórico e sociológico do grupo de cantares.

Leia também...

Temperaturas sobem a partir de hoje e chega aos 40 graus no final da semana

As temperaturas máximas vão subir a partir de hoje e até sexta-feira,…

13 associações do distrito recebem equipamentos eléctricos usados

As 13 associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito de Santarém que…

Seis turmas de Jardim de Infância no Entroncamento transferidas por questões de segurança

Seis turmas de um jardim de infância no Entroncamento foram hoje transferidas…

Programa do Governo envolve caçadores na prevenção de incêndios florestais

Os caçadores portugueses vão estar envolvidos este Verão na prevenção dos incêndios,…