Realiza-se no próximo dia 5 de Março, pelas 15 horas, no Museu Agrícola de Riachos, a cerimónia de lançamento do livro Grupo de Cantares Populares «As Camponesas de Riachos».

A sessão contará com a presença das “Camponesas” e da artista e professora Célia Barroca, que irá apresentar uma pequena palestra subordinada ao tema da mulher camponesa. Numa altura em que se aproxima o Dia Internacional da Mulher, evocamos a vida das mulheres camponesas, lembramos a dureza do trabalho do campo e as dificuldades das suas vidas quotidianas.

Depois de outras publicações dedicadas ao historial de algumas das associações do concelho, nomeadamente de Riachos, este livro baseia-se num caderno de memórias do grupo “As Camponesas”, contendo apontamentos relativos às actuações e ao repertório do grupo.

Júlia Proença anotou estas memórias, que abrangem um período de tempo entre 2000 e 2015. O livro contém ainda um álbum com fotografias do grupo, em diversos momentos do seu percurso, grande parte delas provenientes também do seu arquivo. Ao Gabinete de Estudos e Planeamento Editorial (MTN) coube fazer o enquadramento histórico e sociológico do grupo de cantares.

Leia também...

“Mentira, ameaças e coacção” levam eleito do Chega! no Entroncamento a renunciar ao cargo

O cabeça de lista do Chega à Câmara Municipal do Entroncamento eleito…

Festival Celestino Graça está de volta!

Dois anos depois o Festival Celestino Graça está de volta… Sim, é…

Correio do Ribatejo homenageia personalidades e instituições em Gala de Aniversário

O Jornal Correio do Ribatejo realiza, hoje, dia 16 de Abril, pelas…

Teresa Aranha é recandidata a Coordenadora das Mulheres Socialistas da Concelhia do Partido Socialista de Almeirim

Amanhã, sábado, dia 8 de Outubro, realiza-se o acto eleitoral para a…