Realiza-se no próximo dia 5 de Março, pelas 15 horas, no Museu Agrícola de Riachos, a cerimónia de lançamento do livro Grupo de Cantares Populares «As Camponesas de Riachos».

A sessão contará com a presença das “Camponesas” e da artista e professora Célia Barroca, que irá apresentar uma pequena palestra subordinada ao tema da mulher camponesa. Numa altura em que se aproxima o Dia Internacional da Mulher, evocamos a vida das mulheres camponesas, lembramos a dureza do trabalho do campo e as dificuldades das suas vidas quotidianas.

Depois de outras publicações dedicadas ao historial de algumas das associações do concelho, nomeadamente de Riachos, este livro baseia-se num caderno de memórias do grupo “As Camponesas”, contendo apontamentos relativos às actuações e ao repertório do grupo.

Júlia Proença anotou estas memórias, que abrangem um período de tempo entre 2000 e 2015. O livro contém ainda um álbum com fotografias do grupo, em diversos momentos do seu percurso, grande parte delas provenientes também do seu arquivo. Ao Gabinete de Estudos e Planeamento Editorial (MTN) coube fazer o enquadramento histórico e sociológico do grupo de cantares.

Leia também...

Urgência de Obstetrícia em Abrantes condicionada das 09h00 de domingo às 09h00 de terça-feira

A Urgência de Ginecologia e Obstetrícia (UGO) do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), localizada na Unidade de Abrantes (distrito de Santarém), vai estar…

Alcanena comemora 105 anos de fundação do concelho

O concelho de Alcanena comemora em 2019, 105 anos da fundação do concelho com diversas actividades entre 4 e 29 de Maio. O programa…

Banco Alimentar Contra a Fome de Santarém realiza campanha este fim de semana

O Banco Alimentar Contra a Fome de Santarém vai realizar a sua habitual Campanha de Recolha de Alimentos, nos próximos dias 29 e 30…

Intervenção no rio Nabão é “emblemático” do que é a Lei do Restauro 

A ministra do Ambiente e Energia disse terça-feira em Tomar que o projeto de intervenção realizado no rio Nabão, que atravessa a cidade, é…