Foto de arquivo
Foto de arquivo

Mais de 120 concelhos do interior Norte e Centro e dos distritos de Beja e Faro estão hoje em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, estão em perigo muito elevado cerca de 60 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Portalegre, Lisboa, Leira, Aveiro, Viseu, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança.

Em perigo elevado estão cerca de 70 concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Leiria, Coimbra, Lisboa, Santarém, Portalegre, Beja, Évora, Setúbal e Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, o Governo está a ponderar declarar situação de alerta devido ao elevado perigo de incêndios rurais, disse hoje a secretária de Estado da Proteção Civil.

Desde o início do ano, as mais de 5.529 ocorrências de fogo já afetaram 19.106 hectares de espaços rurais.

Para hoje, o IPMA prevê uma pequena subida da temperatura no Norte e Centro, e a continuação de tempo quente com céu limpo. O vento vai soprar mais intenso nas terras altas.

Quanto a temperaturas, as mínimas vão variar entre os 14º Celsius (Bragança) e os 28ºC (Portalegre) e as máximas entre os 29ºC (Faro e Sines) e os 44ºC (Évora).

Leia também...

Carnaval de Tomar anuncia cinco dias de folia e animação

O Carnaval de Tomar vai decorrer de 28 de fevereiro a 4 de março e tem um programa que anuncia desfiles de carros alegóricos,…

Voluntariado Jovem “Eu Sou Digital” em Santarém

A urgência da capacitação digital da população portuguesa, para que todos possam estar mais próximos e ter acesso às mesmas oportunidades e aos mesmos…

Luís Felipe Vieira anuncia nova geração de Casas do Benfica em Santarém

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, anunciou ontem uma nova geração das casas ‘encarnadas’, com a primeira a ser lançada em Santarém, realçando…

Leitura da sentença de recurso da MEO a coima de 829.000 euros adiada para 03 de agosto

A leitura da sentença do recurso da MEO à coima de 829.000 euros por infrações ao serviço universal de oferta de cabines telefónicas públicas…