Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

Vinte e três concelhos Dos distritos de Faro, Castelo Branco, Guarda, Portalegre e Santarém apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também mais de 70 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Coimbra, Viseu, Guarda, Vila Real e Bragança em perigo muito elevado.

Outros concelhos de todos os distritos do continente, exceto Viana do Castelo, estão hoje em perigo elevado de incêndio.

Face às condições meteorológicas, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até sexta-feira.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Desde o início do ano, as 4.520 ocorrências de fogo já afetaram 9.823 hectares de espaços rurais.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, vento fraco a moderado de noroeste, soprando por vezes forte no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas a partir da tarde, e subida de temperatura, em especial da máxima no interior.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 11 graus Celsius (em Braga) e os 22 (em Faro) e as máximas entre os 24 (em Aveiro) e os 38 (em Évora e Castelo Branco).

Leia também...

Atleta da Casa do Benfica em Abrantes convocada para representar Portugal no Campeonato do Mundo de Pentatlo Moderno

Luísa Burguette Cunha, atleta da Casa do Benfica em Abrantes, foi convocada…

Câmara de Santarém aprova maior redução de impostos e taxas municipais dos últimos anos

A Câmara de Santarém aprovou uma redução nos impostos municipais, com a…

Temperaturas sobem e podem chegar perto dos 40 graus em Santarém

As temperaturas máximas vão subir de forma gradual a partir de quarta-feira,…

Teatro Virgínia recebe Festival Internacional de Magia

O Festival Internacional de Magia de Torres Novas, que se realiza no…