Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Vinte e um concelhos de Faro, Castelo Branco, Portalegre e Santarém apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também cerca de 70 concelhos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Coimbra, Viseu, Guarda, Vila Real e Bragança em perigo muito elevado.

Outros concelhos de todos os distritos do continente estão hoje em perigo elevado de incêndio.

Face às condições meteorológicas, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até segunda-feira.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Desde o início do ano, as 4.356 ocorrências de fogo já afetaram 9.204 hectares de espaços rurais.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, vento por vezes forte no litoral oeste a sul do Cabo da Roca e nas terras altas e pequena subida da temperatura máxima e descida da mínima nas regiões Norte e Centro.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus celsius (Porto, Vila Real, Viseu, Guarda e Coimbra) e os 24 (em Faro) e as máximas entre os 24 (em Aveiro) e os 37 (em Évora, Beja e Castelo Branco).

Leia também...

Coruche: Colisão causa um ferido grave

Uma colisão entre um ligeiro e um pesado de mercadorias em Couço,…

Município de Santarém volta a associar-se à iniciativa “Outubro Rosa – Mês de Prevenção do Cancro da Mama”

O Município de Santarém volta a associar-se à iniciativa “Outubro Rosa –…

Combatentes da Guiné organizam 42º Almoço -Convívio Nacional

Os Combatentes da Guiné estão a promover mais uma edição do Almoço-Convívio…

Presidente da República na inauguração do stand de Santarém na BTL

O Município de Santarém está novamente presente na BTL – Bolsa de…