Imagem ilustrativa

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou, até às 16:00, 337 ocorrências devido a chuva forte e trovoada em todo o país, disse hoje fonte oficial à agência Lusa.

Entre as 00:00 e as 16:00, foram registadas 337 ocorrências a nível nacional, mobilizando 1.177 operacionais e 398 meios terrestres, afirmou à agência Lusa Alberto Fernandes, oficial de operações do comando nacional da ANEPC.

Grande parte das ocorrências deveu-se a pequenas inundações de estruturas ou superfícies por precipitação intensa (221).

Os distritos mais afetados são Lisboa (99), Porto (73) e Leiria (33).

As ocorrências não provocaram vítimas, nem danos, adiantou a mesma fonte da ANEPC.

O oficial de operações do comando nacional da ANEPC adiantou que se prevê um desagravamento das condições climatéricas a partir das 18:00.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje os distritos de Viseu, Guarda, Coimbra, Santarém, Lisboa e Setúbal sob aviso laranja até às 15:00, devido à previsão de trovoada e chuva forte ou intensa.

Sob aviso amarelo estão os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Bragança até às 18:00, e Vila Real, até às 21:00, devido a chuva ou a trovoada, no caso do último distrito.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Leia também...

Projecto Speed Talent estimula competitividade e inovação da região

“Desafio, por toda a dimensão deste consórcio, colaboração, que tem sido muita para a realização do projecto, reforço da competitividade e inovação, sobretudo inovação”.…

Alunos de Torres Novas cantam as janeiras no Convento do Carmo

Os alunos do 4.º ano do Centro Escolar Visconde de S. Gião cantaram, esta manhã, as Janeiras no Convento do Carmo, actuais Paços do…

Médio Tejo organiza transporte e ajuda para refugiados

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) vai enviar quatro autocarros à Polónia para o transporte de refugiados ucranianos para Portugal, o primeiro dos…

Município de Abrantes disponibiliza 900 mil euros para apoio a coletividades

A Câmara Municipal de Abrantes, no distrito de Santarém, vai disponibilizar em 2024 mais de 900 mil euros para apoio a atividades culturais, sociais,…